Chef acreano investe nos elementos regionais e conquista prêmio Enchefs

Por Marina, ContilNet 10/10/2017 às 09:57

Na cozinha profissional há dez anos, Jaire Cunha de Oliveira, de 29 anos, sempre buscou, nas palavras deles, trazer os ingredientes tipicamente acreanos para suas receitas. Ganhador consecutivo de duas edições do Encontro de Chefs do Acre (Enchefs), Jaire explicou que a ligação com a arte da culinária veio dos aprendizados na cozinha de sua mãe.

“Lá em casa todos dividiam as tarefas do lar, e geralmente eu acompanhava minha mãe na cozinha. Aquela cumplicidade de nós dois misturando e criando ficou muito marcada em mim. Pode-se dizer que aqueles foram meus anos de iniciação, quando eu fui descobrindo o que criatividade e um bom tempero podem fazer”, explicou o cozinheiro.

Jaire Cunha de Oliveira iniciou na cozinha profissional com 19 anos. Foto: Reprodução

O primeiro emprego de Jaire foi na JB Grill, onde recebeu um considerável investimento na carreira, incluindo o pagamento de alguns cursos para profissionalização. Desde então, o chef vem tornando-se destaque em vários festivais – com ou sem premiações. Entre as passagens dele, estão Cacoal, Tocantins, Brasília e Manaus.

No Encontro, são selecionados os seis melhores pratos entre os concorrentes. Os participantes têm que utilizar ingredientes regionais, como cupuaçu, tucumã e jambu. “Ano passado, ganhei com o medalhão de pirarucu com banana da terra, e esse ano eu ganhei com maminha defumada, talharim de pupunha e um vinagrete com emulsão de cupuaçu. Vou para o Ceará ainda este mês para prestigiar outra competição, a do Prêmio Dólmã”, detalhou Jaire.

Após dar aulas no Instituto Dom Moacyr (IDM) e ter três de suas receitas formadas pelo Sebrae através do projeto Pirarucu da Amazônia, o cozinheiro prepara-se para continuar inovando nas receitas, além de prestar consultoria gastronômica em alguns restaurantes locais.

Prato de maminha defumada, talharim de pupunha e um vinagrete com emulsão de cupuaçu. Foto: Reprodução

“Quero mostrar que o Acre tem muito a oferecer. As inovações vêm crescendo, e não apenas no que é visto nas competições. Ao prezar pelos ingredientes locais, prezo também pela minha identidade, pela identidade acreana através dos sabores”, afirmou Jaire.

Conteúdo Original / Fonte: ASTORIGE CARNEIRO, DA CONTILNET

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.