O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, major Lázaro Moura, realizou o parto da jovem Nivane da Silva de Lima, 25 anos, dentro de uma viatura da PM, que se deslocava de Cruzeiro do Sul para Rio Branco, na tarde de terça-feira (29).
“Uma situação inusitada e gratificante que em mais de 20 anos de serviço ainda não tinha vivenciado”, disse Lázaro.
Moura e mais dois policiias vinham para Rio Branco quando avistaram a jovem grávida pedindo ajuda, pois estava sentido dores. A jovem já havia viajado mais de 8 horas de barco até a ponte sobre o Rio Acuráua, na BR-364, e ainda faltavam 40 quilômetros para chegar até o hospital de Tarauacá.
“Assim que a mulher entrou na viatura percebi que seria necessário fazermos o parto. Paramos a viatura e vi que tínhamos uma boa equipe. Eu fui o médico, o sargento foi enfermeiro, o soldado o auxiliar e ainda tínhamos o cinegrafista”, falou sorrindo o major Moura.
Ainda segundo o major, a hora mais difícil foi o momento de cortar o cordão umbilical.
“Na viatura tinham luvas e gazes, mas não tínhamos tesoura. Tivemos a ideia de pegarmos a lâmina de um barbeador, mas pela graça de Deus passou um peão que tinha um canivete e nos emprestou”, disse o comandante.
A mulher e o bebê foram levados ao hospital geral de Tarauacá onde receberam atendimento médico e passam bem.
Sexto Filho
De acordo com a mulher esse é o sexto filho, todos os outros nasceram de parto normal na comunidade Saudade onde ela mora, às margens do Rio Acuráua, na zona rural do município de Tarauacá.
Com informações da Ascom PM

