Cinco minutos, esse Ă© o tempo que leva entre o preenchimento do formulário e aplicação da vacina contra o novo CoronavĂrus. A dor, embora que leve, representa a proteção contra os efeitos da Covid-19 no organismo humano. De acordo com especialistas, a vacina ainda Ă© a principal proteção contra a doença e a favor da vida.
“Pra mim Ă© uma alegria muito grande estar participando desse momento de imunização, para quem passou por dias difĂceis de pegar Covid, ser internado, sofrendo as consequĂŞncias do novo CoronavĂrus Ă© um momento de muita satisfação. NĂŁo importa sua bandeira partidária, o que importa Ă© a saĂşde de sua famĂlia, sua vitalidade e, esse Ă© um momento Ăşnico que todos nĂłs temos que participar, temos que ser uma coluna de imunização para as pessoas e para a sociedade em que vivemos”, disse Normando Sales, Pastor da Igreja Batista do Bosque.
A Prefeitura de Mâncio Lima ampliou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 35 anos nesta terça-feira, 22. O municĂpio tambĂ©m continua a imunização de trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, deficiĂŞncia permanente, acima de 40 anos sem comorbidades, entre outros, tanto no sistema drive-thru quanto nas Unidades Básicas de SaĂşde.
“Para nĂłs da gestĂŁo Ă© uma alegria estar disponibilizando a vacina para a população de 35 anos de idade, ainda temos as pessoas de 40 anos acima que nĂŁo vieram tomar a sua dose, mas que podem e devem procurar o sistema drive-trhu durante toda essa semana. Estamos procurando colocar cada vez mais vacinas Ă disposição da população por entendermos que ela salva vidas. Infelizmente, a procura ainda tem sido pequena, nĂłs imaginávamos que quanto mais baixa a faixa etária, maior seria a procura, porĂ©m, tem sido o contrário e o que a gente pede Ă© que a população nĂŁo deixe de se vacinar, a vacina Ă© a principal proteção contra o novo CoronavĂrus” enfatizou Ajucilene Gonçalves Mota, Secretária Municipal de SaĂşde.
Os grupos prioritários, as pessoas acima de 40 anos e sem doenças preexistentes, também podem procurar o drive-thru ou as UBS, que não precisa de agendamento também das 8h às 17h.
“É uma alegria muito grande e, embora estando de máscara, mas eu estou sorrindo, sorrindo porque chegou a minha vez de tomar a minha dose da vacina contra a Covid-19, nĂŁo me antecipei esperando por esse momento. O sentimento Ă© de gratidĂŁo a Deus, a ciĂŞncia e aos nossos polĂticos, a vacina Ă© vida, protege e lhe dá um pouco mais de segurança quanto aos efeitos invasivos desta doença, que já nos levou tantas vidas”, destacou Zeca do Pentecostes, Vereador (MDB).
Duas vezes na semana o municĂpio tem recebido lotes da vacina o que varia conforme o nĂşmero que o Estado recebe, hoje, o municĂpio dispõe de 1,6 mil doses sĂł para a primeira aplicação. Mesmo o municĂpio tendo um estoque razoável do imunizante, infelizmente, a procura ainda tem sido muito pequena.
“Esperei com muita ansiedade e alegria que chegasse a minha vez de tomar a vacina. Enquanto comunicador e cantor sei da importância desse momento e o quanto a vacina salva vidas, as pessoas nĂŁo tem que ter medo, nĂŁo tem que acreditar em crendices ou em conversa fiada, tem que tomar a vacina para se proteger contra o vĂrus, espero que as pessoas da minha idade e que amam sua vida façam como eu e venham se imunizar”, falou Aderban Silva, cantor radialista.
A 2ª dose das vacinas, para quem estiver no prazo de recebimento, será aplicada normalmente nos postos de saúde ou no drive-trhu em frente o Anexo da Secretaria Municipal de Saúde, sem necessidade de agendamento. Neste caso, é necessário levar documento de identidade, Cartão do SUS e carteira de vacinação.
“A nossa preocupação é com quem já tomou a primeira dose e que não está voltando para o reforço, a segunda dose é importante tanto quanto a primeira, é ilusão pensar que tomou a primeira e já está imunizado, é um engano, porque uma completa a outra. Se já está com 45 dias que recebeu o imunizante já pode nos procurar para a segunda dose”, finalizou Ajucilene Gonçalves Mota, Secretaria Municipal de Saúde.
O MunicĂpio de Mâncio Lima já imunizou mais de 41% da população desde as comorbidades, trabalhadores da saĂşde, população indĂgena e ribeirinha, segurança pĂşblica e trabalhadores da educação. A cidade recebeu 9.617 e já foram aplicadas 6.620. A vacinação da população de 35 anos se estende atĂ© a prĂłxima sexta-feira 25.
Quem nĂŁo completa o esquema vacinal está mais sujeito Ă infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. AtĂ© por isso, esse indivĂduo nĂŁo contribui tanto para o controle da circulação do Sars-CoV-2.
É importante buscar a segunda dose, porque a eficácia prometida foi determinada a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações, receber a segunda dose envia mais força para o seu sistema imunológico atacar quando necessário, como se fosse um lembrete.

