A Caravana da Produção é um projeto idealizado pelo governo do Acre, atendendo a uma determinação do governador Gladson Cameli, sob a supervisão do secretário de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Nenê Junqueira. O projeto tem como propósito conhecer a realidade da cadeia produtiva no interior, fomentar ações que auxiliem o setor, além de ouvir os produtores da agricultura familiar e as autoridades municipais.
AtĂ© o momento, a caravana já atendeu os produtores rurais e profissionais do agronegĂłcio dos municĂpios de Senador Guiomard, Bujari, Acrelândia, Sena Madureira, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Caquetá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Manoel Urbano, FeijĂł, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Santa Rosa do Purus. Na prĂłxima semana, o projeto atenderá os produtores rurais do Alto Acre, nos municĂpios de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

AtĂ© mesmo os municĂpios mais isolados sĂŁo atendidos pelo projeto, como Ă© o caso de Santa Rosa do Purus, em que sĂł Ă© possĂvel chegar de aviĂŁo ou barco, para ouvir a comunidade rural e levar polĂticas pĂşblicas que atendam e beneficiem os produtores da regiĂŁo. O projeto atenderá os 22 municĂpios do Acre, incluindo Porto Walter, Marechal Taumaturgo e JordĂŁo.
Para o governador do Estado, Gladson Cameli, essa parceria do governo com os produtores é fundamental para o desenvolvimento do Acre. “Ninguém faz nada sozinho. Assim como o governo precisa de apoio para executar suas ações, os produtores rurais precisam de incentivo para que suas principais necessidades sejam atendidas e eles tenham êxito em sua produção”, destaca o governador.
Unidos pelo setor produtivo
Durante as caravanas sĂŁo realizadas visitas Ă s propriedades dos produtores rurais, Ă s agroindĂşstrias dos municĂpios, Ă s prefeituras e câmaras, com o objetivo de aproximar cada vez mais o governo dos municĂpios, e juntos traçarem melhores estratĂ©gias em favor do setor produtivo local. Os prefeitos apoiam a iniciativa e acolhem a caravana com muita satisfação.

“A caravana chega em um bom momento, eu fico muito feliz com a visita do secretário. Na verdade, o Estado Ă© um grande parceiro nosso, e o governador Gladson Cameli tem nos ajudado bastante nesse inĂcio de gestĂŁo. Eu acredito que com a caravana aqui, conhecendo de perto nossos indicadores e nossos problemas, vamos fortalecer ainda mais essa parceria e quem ganha com isso Ă© o produtor rural que será melhor assistido”, disse o prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva.
“Com certeza essa Ă© uma visita muito importante para nĂłs, eu fiquei muito feliz de ver essa iniciativa que Ă© de suma importância para o nosso municĂpio. A gente ver um secretário de estado sair do seu gabinete e vir num lugar tĂŁo distante como esse para trazer propostas e oferecer assistĂŞncia ao produtor significa muito para nĂłs”, relatou o prefeito de Capixaba, Manoel Maia, um dos municĂpios visitados pela caravana.
Em Mâncio Lima, o prefeito Isaac Lima disse que está satisfeito com a nova dinâmica da Sepa. “Quando solicitamos alguma coisa, prontamente somos atendidos pelo Estado. A Sepa nos ouve, nos responde, abriu-se uma oportunidade para o diálogo e para a boa relação com a agricultura familiar”, disse.
Plano de ação para atender comunidades
Durante as caravanas, a equipe da Sepa visita Ă s associações e cooperativas nos municĂpios, e visa fortalecer essa uniĂŁo. Um exemplo, foi a visita Ă Associação JĂłia Rara, localizada no ramal da Jarina, em Capixaba, e Ă Associação Bom Jesus, em Senador Guiomard. Na ocasiĂŁo o presidente da cooperativa, Ediraldo de Freitas, falou sobre a expectativa que teve apĂłs da visita.

“Sempre queremos acreditar em dias melhores e acreditar que as pessoas que estão na frente da gestão pública vão fazer diferente, como o secretário Junqueira está buscando fazer. O que mais a gente anseia é pelo nosso ramal, que está uma calamidade. Acredito que se aqui tiver uma melhoria, teremos mais incentivo”, disse.
O secretário Junqueira explica a importância de conhecer os desafios que os produtores rurais enfrentam. “Esse nosso projeto Ă© muito importante, a gente vai atĂ© os municĂpios com o intuito de primeiro ouvir os produtores, e depois, com base nas principais necessidades que a gente percebe, criamos um plano de ações para atender da melhor forma possĂvel. Porque temos que conhecer quais as aptidões desses produtores, nĂŁo adianta a gente chegar nas suas propriedades e querer que eles plantem algo que eles nĂŁo querem, a gente precisa ouvir, esse diálogo Ă© fundamental”, disse o titular da Sepa.
Nesta primeira etapa do projeto, a caravana da produção está conhecendo a realidade enfrentada nos municĂpios, e conforme as demandas observadas, estĂŁo sendo tomadas providĂŞncias para melhorar a vida dos produtores, Ă© o que explica o secretário Junqueira.
“Estamos indo ao encontro dos produtores, ouvindo suas necessidades, conhecendo de perto seus desafios, tendo conhecimento do que eles precisam em relação à assistência técnica e a melhoramento de ramais. Já fizemos sessões de máquinas e caminhões para associações de vários produtores, mas o momento agora é de conhecer e ouvir. Depois que percorrermos o estado todo, vamos sentar e elaborar um projeto que venha a atender com assertividade às necessidades dos produtores”, disse.


