Estudantes do 2º ano A do Colégio Meta, em Rio Branco, estão mobilizando a comunidade para participar da OliMeta, tradicional olimpíada e gincana interna realizada anualmente pela instituição. A programação reúne as turmas em uma competição que, além das atividades e disputas, incentiva ações de solidariedade e arrecadação de donativos.
Durante a OliMeta, os alunos participam de diferentes atividades e promovem campanhas de arrecadação que também contribuem para a pontuação das equipes. A proposta é transformar a competição em uma oportunidade para ajudar pessoas que precisam de diferentes tipos de assistência.
LEIA TAMBÉM: Feito no Acre promove ações educativas e aproxima estudantes da produção local
Entre os itens que podem ser arrecadados estão sangue, roupas, alimentos, fraldas, calçados e outros materiais que estejam em condições de uso. A turma do 2º ano A tem buscado mobilizar o maior número possível de pessoas para aumentar as doações e conquistar pontos na competição.

A turma do 2º ano A tem buscado mobilizar o maior número possível de pessoas para aumentar as doações e conquistar pontos na competição./ Foto: cedida
Uma das ações previstas é uma caminhada com percurso de aproximadamente 4,5 a 5 quilômetros, com largada no Horto Florestal e chegada no Colégio Meta. Para participar, é necessário estar inscrito na lista do 2º ano A e levar 1 quilo de alimento.
A campanha também conta com uma mobilização para doação de sangue. Quem quiser contribuir deve procurar a Hemoacre e informar que a doação será destinada ao Colégio Meta. Depois do procedimento, o comprovante deve ser entregue na secretaria da escola com a identificação do 2º ano A.
Na arrecadação de roupas, podem ser doadas peças masculinas, femininas e infantis, além de calçados e acessórios. A orientação é que os itens estejam limpos e em bom estado de uso.
Segundo os estudantes, neste momento, uma das principais necessidades da turma é ampliar a divulgação da campanha. O objetivo é fazer com que a iniciativa chegue a mais pessoas que possam contribuir com alguma das ações.
A turma esclarece que não está em busca de patrocínio ou de recursos financeiros para a competição. O pedido é para que a campanha seja compartilhada nas redes sociais, permitindo que mais pessoas conheçam a OliMeta e tenham a oportunidade de participar.
Quem desejar obter informações sobre a campanha ou combinar uma forma de contribuição pode entrar em contato com os estudantes pelos números (68) 9 9281-4750 e (68) 9 9232-7000.
Para os alunos, a OliMeta representa mais do que uma disputa pela pontuação. A mobilização busca mostrar que a competição entre as turmas também pode ser utilizada para incentivar a solidariedade e transformar as arrecadações em ajuda para quem precisa.
