Nesta quinta-feira (21), homens do Corpo de Bombeiros tiveram que controlar as chamas de um incêndio, supostamente criminoso, iniciado no lixão municipal da Capital, localizado na Estrada da Transacreana.
Segundo relatos dos catadores de lixo, o fogo começou por volta do meio dia, rapidamente as chamas se alastraram por conta da fácil combustão dos entulhos e ainda dos gases exalados pelos materiais orgânicos e tóxicos, deixando uma densa nuvem de fumaça pairando sobre o espaço. Uma unidade do Corpo de Bombeiros esteve presente e gastou mais de 1h para o controle das chamas.

Com o Rio Acre medindo apenas 1,65 metro, a colaboração da população para evitar focos de incêndio é essencial, até que o rio retome às suas condições normais. As queimadas e incêndios criminosos, têm causado preocupação ao governo que tem executado medidas necessárias para que o abastecimento de água não seja comprometido. O desperdício de água deve ser evitado e o recurso natural utilizado de maneira racional.
Os crimes ambientais estão sendo fiscalizados e os responsáveis autuados, como previsto em lei. A partir desta semana, as forças de fiscalização do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) vão ganhar reforço do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
