
Senador Jorge Viana (PT-AC)
Durante participação no Quarto Seminário de Direito Luso-Brasileiro, intitulado “Constituição e Crise”, que acontece em Lisboa, o senador acreano Jorge Viana (PT) fez uso da palavra e, ao mesmo tempo em que pedia calma à oposição brasileira, discursou fazendo críticas ao Partido dos Trabalhadores.
Participando do mesmo painel de debates que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que defende a saída de Dilma Rousseff, Viana pediu aos opositores o cumprimento da Constituição, e falou em fortalecimento da democracia.
A declaração, que já repercute em sites nacionais, como o portal Terra, destaca as autocriticas que o senador fez ao próprio partido. Dentre elas, a forma com que os partidos são financiados.
“O mais grave foi não ter podido trabalhar por uma reforma política e não mudar a forma pela qual os partidos se financiam”, ressaltou. Viana também afirmou que “não quer evitar” os “graves e injustificados problemas de corrupção” na Petrobras e outras empresas.
O evento gerou polêmica no Brasil pela presença de vários líderes opositores ao governo Dilma.
