08/09/2026

Prazo para candidatos do CNU 1 manifestarem interesse termina nesta sexta

É necessário ter uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro

Por Redação ContilNet
É necessário ter uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro. — Foto: Reprodução

Os candidatos que estão na lista de espera da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 1) têm até as 23h59 desta sexta-feira (11) para manifestar interesse em continuar concorrendo às vagas dos cargos para os quais estão habilitados. As informações são da Agência Brasil.

O procedimento é obrigatório para permanecer no Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera e continuar apto a uma eventual convocação para nomeação e posse, caso surjam vagas que alcancem a classificação do candidato.

O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A manifestação, no entanto, não garante a nomeação. Ela apenas permite que o candidato continue na lista de espera.

Quem não realizar o procedimento dentro do prazo será eliminado de todos os cargos do CNU 1 em que estiver na lista de espera, inclusive para eventual contratação temporária prevista nos editais do concurso.

Como manifestar interesse

O candidato deve primeiro consultar, no portal do MGI, se está habilitado na lista de espera e para quais cargos. A manifestação deve ser feita pelo aplicativo SouGov ou pelo site SouGov.br, com login da conta Gov.br.

É necessário ter uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro.

A manifestação deve ser realizada separadamente para cada cargo em que o candidato estiver habilitado na lista de espera.

Durante o prazo, também é possível consultar os cargos e alterar a manifestação de interesse antes do encerramento.

Novas listas

Após o fim do período de manifestação, o MGI deverá divulgar novas listas de espera do primeiro CNU. A previsão é que os resultados sejam publicados até 30 de setembro.

Esta é a segunda vez que os candidatos que permanecem na lista de espera precisam confirmar o interesse em continuar no concurso. A primeira manifestação ocorreu em 2025.

Conteúdo Original / Fonte: Agência Brasil

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.