O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) buscou apoio do governo federal em Brasília para captação de recursos destinados à elaboração do Estado de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Operacional para a implantação da Reserva Estratégica Hídrica de Rio Branco.
A reunião aconteceu na última quarta-feira (8), em Brasília, com representantes do governo federal e o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira.
O projeto é visto pelo Saerb como uma medida de longo prazo indispensável para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e garantir a estabilidade do abastecimento de água na capital acreana, especialmente nos períodos de seca.
A primeira reunião ocorreu na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, com o secretário Márcio Leão Coelho e o coordenador-geral de Repasses a Empreendimentos de Água e Esgoto, Gilson Pires da Silva. Durante o encontro, foram apresentadas as necessidades e discutidas alternativas de apoio do governo federal para viabilizar o estudo.
Os representantes da Prefeitura de Rio Branco estiveram, ainda, na Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
“Estamos trabalhando para antecipar soluções e preparar Rio Branco para os desafios impostos pelas mudanças climáticas. A captação de recursos para esse estudo é um passo importante para estruturarmos uma Reserva Estratégica Hídrica e garantirmos mais segurança no abastecimento de água da nossa população”, disse Enoque.
