Seca pode afetar eleições no Acre, que tem quase 100 locais de difícil acesso

Defesa civil alerta para estiagem e queimadas no período das eleições

Por Wellington Vidal, ContilNet 17/06/2026 às 17:36
TRE usa helicóptero e até barco para chegar com urnas em áreas de difícil acesso/Foto: Reprodução

As condições climáticas no Acre previstas para o período das Eleições 2026 preocupam os órgãos envolvidos na logística do pleito. Durante a reunião estratégica realizada nesta terça-feira (17) entre o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e instituições de segurança pública, o coordenador da Defesa Civil Municipal de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, falou sobre a influência do clima e os desafios de acesso a comunidades isoladas e o transporte de urnas eletrônicas. 

VEJA TAMBÉM: Acre tem mais de 600 mil eleitores aptos para as Eleições 2026

Seca pode afetar eleições no Acre, que tem quase 100 locais de difícil acesso

Coronel Falcão é coordenador da Defesa Civil de Rio Branco/Foto: Wellington Vidal/ContilNet

Falcão destacou que a estiagem severa e as queimadas são os principais fatores que podem prejudicar a logística das eleições de 2026. No entanto, a  defesa civil já participa do planejamento para apoiar a Justiça Eleitoral, especialmente em áreas consideradas de difícil acesso. 

Atualmente, o Acre possui mais de 90 locais de votação em regiões remotas, que são acessadas por rios, igarapés e ramais. “Nós sabemos que na data da eleição já estaremos com uma estiagem bastante forte, com possibilidade de queimadas, visibilidade difícil e acessos mais complicados. Por isso, estamos participando dessa reunião para conhecer as demandas e prestar o apoio logístico necessário”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Acre tem mais de 600 mil eleitores aptos para as Eleições 2026

O coordenador ressaltou que a atuação da defesa civil abrangerá tanto a zona urbana quanto a rural de Rio Branco, com apoio técnico e operacional para garantir que os eleitores consigam exercer o direito ao voto.

Reunião acontece nesta quarta-feira

O TRE e os órgãos de segurança concederam coletiva à imprensa nesta quarta-feira/Foto: Wellington Vidal/ContilNet

Plano de contingência

O coronel Falcão, falou sobre a execução do plano de contingência que prevê a integração com os demais órgãos de segurança pública para minimizar os impactos causados por eventos climáticos extremos durante o período eleitoral.

“Tudo o que a Defesa Civil e a Prefeitura de Rio Branco puderem auxiliar para garantir esse serviço democrático será colocado à disposição. O objetivo é assegurar que nenhum eleitor fique sem votar por dificuldades de acesso”, destacou.

A reunião promovida pelo TRE-AC teve como objetivo alinhar estratégias entre os órgãos responsáveis pela organização e segurança das Eleições 2026, fortalecendo a atuação conjunta diante dos desafios logísticos e climáticos previstos para o estado.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.