Assessor nega ter sido consultado por Bolsonaro sobre açÔes golpistas

Por ContilNet 30/05/2025 Ă s 15:33
Assessor nega ter sido consultado por Bolsonaro sobre açÔes golpistas


Logo AgĂȘncia Brasil

O ex-subchefe de assuntos jurĂ­dicos da PresidĂȘncia da RepĂșblica Renato de Lima França negou nesta sexta-feira (30) ter recebido do ex-presidente Jair Bolsonaro pedido para elaboração de estudos para implantação de medidas golpistas apĂłs o resultado das eleiçÔes de 2022.

França prestou depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como testemunha de defesa de Bolsonaro na ação penal da trama golpista. O ex-subchefe era um dos conselheiros jurídicos do ex-presidente.

NotĂ­cias relacionadas:

Perguntado pelo advogado de Bolsonaro se o ex-presidente solicitou algum estudo ou aconselhamento para implantação de medidas de estado de sítio, de defesa ou operaçÔes de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), França respondeu que nunca foi consultado sobre os temas.

“NĂŁo, nada, nem solicitação de estudo. Nada desses temas foi demandado pelo presidente a minha pessoa”, afirmou.

>> Siga o canal da AgĂȘncia Brasil no WhatsApp

Acampamentos

O ex-comandante do Comando Militar do Planalto (CMP) general Gustavo Henrique Dutra tambĂ©m prestou depoimento na tarde de hoje na condição de testemunha do ex-ministro da Justiça e ex-secretĂĄrio de Segurança PĂșblica do Distrito Federal Anderson Torres, um dos rĂ©us da ação penal da trama golpista.

O general confirmou que participou de uma reunião, no dia 6 de janeiro de 2023, com o então secretårio para pedir ajuda na retirada de pessoas em situação de rua do acampamento golpista que estava montado em frente ao quartel do Exército, em Brasília.

Para o militar, a reuniĂŁo foi um “um cafezinho de cortesia” com Anderson Torres. Naquele momento, segundo ele, o acampamento estava esvaziado, e cerca de 200 pessoas em situação de rua estavam no local.

“Mostrei que o acampamento estava esvaziado. Havia 200 pessoas, eram pessoas em situação de rua e pedi apoio da secretaria”, completou.

Os depoimentos das testemunhas de defesa do NĂșcleo 1 da trama golpista serĂŁo encerrados na prĂłxima segunda-feira (2). O Ășltimo a depor serĂĄ o senador RogĂ©rio Marinho (PL-RN), testemunha de Bolsonaro. AtĂ© o momento, cerca de 50 testemunhas foram ouvidas.

Em março deste ano, Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista passaram a responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado DemocrĂĄtico de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violĂȘncia e grave ameaça e deterioração de patrimĂŽnio tombado.

NĂșcleo 1

Os oito rĂ©us compĂ”em o chamado nĂșcleo crucial do golpe, o NĂșcleo 1, e tiveram a denĂșncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. SĂŁo eles:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da RepĂșblica;
  • Walter Braga Netto, general de ExĂ©rcito, ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleiçÔes de 2022;
  • Augusto Heleno, general de ExĂ©rcito, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin);
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretĂĄrio de segurança do Distrito Federal;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Paulo SĂ©rgio Nogueira, general de ExĂ©rcito e ex-ministro da Defesa;
  • Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.