“Descobrimos a ponta do iceberg”, diz Lewandowski sobre operaçÔes

Por ContilNet 28/08/2025 Ă s 21:37


Logo AgĂȘncia Brasil

O ministro da Justiça e Segurança PĂșblica, Ricardo Lewandowski, alertou que as operaçÔes da PolĂ­cia Federal e do MinistĂ©rio PĂșblico de SĂŁo Paulo, nesta quinta (28), representam ainda apenas a “ponta” de um “iceberg”. 

Em entrevista ao programa Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ele indicou que é preciso chegar a todos os níveis hierårquicos das organizaçÔes criminosas.

NotĂ­cias relacionadas:

“Nós descobrimos a ponta desse iceberg e vamos agora descobrir a base”, disse o ministro.  

Ele explicou que os caminhos das investigaçÔes mostraram relaçÔes entre o crime organizado, o setor financeiro e empresas de combustĂ­veis. O dinheiro da exploração ilegal, segundo a investigação, era “lavado” por meio de fintechs e de administradores de fundos financeiros. O ministro considerou que as açÔes expĂ”em formas de migração do crime organizado da ilegalidade para a legalidade. 

Formas de repressĂŁo

“Nós chegamos à conclusão de que os instrumentos tradicionais de combate à criminalidade, especialmente à repressão policial, não eram suficientes para enfrentar esse fenîmeno que envolve análises financeiras, contábeis e fiscais da atuação do crime organizado”, afirmou. 

Ele recordou que, no começo do ano, o ministĂ©rio criou um nĂșcleo de combate ao crime organizado para uma visĂŁo mais abrangente da atuação do crime organizado nos diversos setores. 

Atividade integrada

“Resolvemos ter um enfoque multissetorial e multidisciplinar para essa infiltração do crime organizado no setor de combustível. Portanto, envolvendo não apenas, digamos assim, uma repressão física”, disse o ministro à Voz do Brasil.

Outro foco foi, segundo o ministro, o de investigar a lavagem de dinheiro. “Nós entendemos que a participação da Receita Federal era importantíssima”. Então, os agentes descobriram a origem dos recursos. 

“Foram operaçÔes que demandaram muito esforço, planejamento e finalmente hoje desencadeadas. Com um resultado bastante significativo”, avaliou o ministro. 

MovimentaçÔes ilícitas

Lewandowski ressaltou que foram cumpridos quase 400 mandados judiciais.

“Nessas operaçÔes, nĂłs descobrimos R$ 140 bilhĂ”es de movimentaçÔes ilĂ­citas. NĂłs logramos bloquear e sequestrar mais de R$ 3,2 bilhĂ”es de bens e valores”, citou.

Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisĂŁo. “NĂłs nĂŁo tĂ­nhamos ideia da dimensĂŁo desse esquema ilĂ­cito”. Para o ministro, as trĂȘs operaçÔes (denominadas Quasar, Tanque e Carbono Oculto), foi possĂ­vel penetrar no coração da atividade ilĂ­cita na exploração do setor de combustĂ­vel.

Postos envolvidos

A operação mostrou que havia adulteração do combustĂ­vel, uma rede de importação de metanol, que era desviado das refinarias para outros destinatĂĄrios e a lavagem do dinheiro. “A grande preocupação que os ĂłrgĂŁos de segurança tĂȘm Ă© com a descapitalização do crime organizado. O crime organizado precisa ser sufocado financeiramente”, ressaltou o ministro.

Segundo ele, jå foi possível identificar mais de mil postos de gasolina que estavam envolvidos nesse esquema, lavando dinheiro e fornecendo produtos adulterados. 

Com os documentos que foram apreendidos, novas operaçÔes devem ser realizadas, adiantou o ministro.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.