Compartilhar matéria
O CENTCOM (Comando Central dos EUA) informou que concluiu a nova rodada de ataques contra o Irã realizada nesta terça-feira (7).
Em nota publicada na rede social X, o CENTCOM afirmou que atingiu mais de 80 alvos iranianos, entre eles sistemas de defesa aérea iranianos, redes de comando e controle, instalações de radar costeiro, capacidades de mísseis antinavio e mais de 60 pequenas embarcações do Corpo da IRGC (Guarda Revolucionária Islâmica), dentro e nas proximidades do Estreito de Ormuz.
Segundo os militares americanos, a ofensiva teve como objetivo “reduzir a capacidade do Irã de continuar atacando o comércio internacional que flui por esse corredor comercial”.
Leia mais
- Diversas explosões são ouvidas na Ilha de Kharg, diz mídia estatal do Irã
- EUA realizam novos ataques contra o Irã, diz Comando Central
- Explosões são ouvidas em cidade portuária no sul do Irã, diz mídia estatal
O CENTCOM acrescentou que suas forças “permanecem posicionadas e preparadas para responsabilizar o Irã quando o acordo não for cumprido ou respeitado”.
https://t.co/7YDsfu5x84
— U.S. Central Command (@CENTCOM) July 8, 2026
Mais cedo, o Comando Central dos EUA afirmou ter realizado uma série de ataques contra o Irã, acrescentando que a ação foi uma resposta ao que descreveu como ataques iranianos a três navios comerciais que transitavam pelo Estreito de Ormuz.
Em publicação na rede social X, o CENTCOM afirmou que a ofensiva é uma resposta a “ataques iranianos contra três embarcações comerciais que transitavam pelo Estreito de Ormuz”.
O Exército Americano também acusou Teerã de violar o cessar-fogo com uma agressão “injustificada”.
À CNN, um oficial americano afirmou que os ataques “não são proporcionais”.
“Isso é uma punição […] Não vai acabar tão cedo”, disse a autoridade.
A emissora estatal iraniana Press TV afirmou que várias explosões foram relatadas nas cidades portuárias de Bandar Abbas e Sirik, bem como na ilha de Qeshm.
A mídia estatal também relatou diversas explosões na Ilha de Kharg, centro vital para as exportações de petróleo de Teerã.
Não ficou claro a origem das explosões relatadas na ilha.
(Com informações de Lex Harvey, da CNN e Enas Alashray, da Reuters)
TópicosEstreito de OrmuzEUAGuerra Oriente MédioIlha de KhargIrã
Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por lucasoliveira
