Fiesp critica governo sobre benefício para importação de veículos elétricos

Por CNN Brasil 23/06/2026 às 19:32

Compartilhar matéria

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) criticou a decisão do Gecex (Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) de criar novas cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados CKD e SKD (desmontados e semidesmontados), medida aprovada nesta terça-feira (23).

O órgão manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos.

Leia Mais

  • Governo cria cota para importação de carros elétricos com alíquota zero
  • PF diz que FGC está sendo usado como subterfúgio para fraudes
  • Tarifaço: Maior entidade dos EUA sinaliza apoio ao Brasil em audiência

A partir de julho deste ano, a alíquota para veículos eletrificados montados e SKD passará a 35%, enquanto a tarifa para veículos CKD subirá dos atuais 14% para 35% em janeiro de 2027.

Porém, também foram propostas cotas adicionais de importação com alíquota zero para os eletrificados por um prazo de seis meses a partir de julho do ano que vem. Elas serão de US$ 463 milhões – mesmo patamar que vigorou até janeiro deste ano, segundo o Gecex .

Em nota, a Fiesp afirmou receber a decisão com preocupação e argumentou que a medida prejudica a indústria instalada no Brasil.

A entidade sustenta que a criação das novas cotas contraria decisões anteriores do próprio Gecex, que haviam encerrado esse mecanismo.

Para a federação, a mudança compromete a segurança jurídica e a previsibilidade regulatória para empresas que realizaram investimentos na produção local de veículos eletrificados.

“Ao alterar de surpresa as regras do jogo, o governo federal viola a segurança jurídica, sabota a previsibilidade regulatória e penaliza toda a cadeia automotiva brasileira”, afirmou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

A discussão ocorre em meio aos esforços de montadoras para ampliar a produção nacional de veículos eletrificados.

Enquanto o governo defende a manutenção do cronograma de recomposição tarifária, a indústria argumenta que a abertura de novas cotas de importação pode reduzir a competitividade dos investimentos realizados no país e afetar a geração de empregos e o desenvolvimento da cadeia automotiva local.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

Siga noSiga no Forum InterTópicosCNN Brasil MoneyCarros ElétricosComércio exteriorFIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)


Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por beatrizoliveira

Conteúdo Original / Fonte: beatrizoliveira

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.