Homem é indiciado por matar cachorro afogado em praia de Copacabana

Por CNN Brasil 02/07/2026 às 19:32

Compartilhar matéria

A Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou um homem de 47 anos, identificado como Thiago Mattos Rocha, por maus-tratos a animais com resultado morte após concluir que ele foi o responsável por afogar o próprio cachorro na praia de Copacabana, na Zona Sul da capital fluminense.

O caso aconteceu na noite de 23 de abril. O animal, da raça American Bully, foi encontrado morto na faixa de areia por banhistas. Na época, o cachorro não apresentava sinais aparentes de agressão e ainda estava com coleira.

Segundo a investigação da 12ª DP (Copacabana), imagens de câmeras de segurança mostraram o tutor saindo de casa com o cachorro e caminhando até a praia. As gravações registram a dupla entrando na areia por volta das 19h53. Cerca de cinco minutos depois, o homem aparece retornando sozinho.

Leia Mais

  • Adestrador é responsável pela morte de 11 cachorros nos EUA
  • Polícia resgata animais e prende mulher por maus tratos em Porto Alegre
  • Polícia indicia mulher por abandono de cão em supermercado em SC

Embora o momento do afogamento não tenha sido captado pelas câmeras, a Polícia Civil afirma que as imagens, os depoimentos de testemunhas e outras provas reunidas durante a investigação indicam que o animal foi morto por afogamento.

Na volta para casa, o homem foi filmado percorrendo o mesmo caminho sem o cachorro. Pouco mais de uma hora depois, deixou o apartamento com malas, segundo as imagens analisadas pelos investigadores.

Enquanto isso, funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) relataram ter visto pessoas tentando reanimar o animal na praia. Um dos garis afirmou que turistas faziam massagem cardíaca no cachorro, que aparentava ter se afogado e não apresentava marcas de violência.

A polícia informou que o investigado não foi localizado para prestar depoimento, pois teria deixado o imóvel onde morava em Copacabana.

A CNN Brasil tenta localizar

Ele foi indiciado por maus-tratos a animais com resultado morte, crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais. A pena é de dois a cinco anos de reclusão, com aumento de um sexto a um terço quando há morte do animal.

TópicosCachorroPolícia CivilRio de Janeiro


Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por thomaz.sousa

Conteúdo Original / Fonte: thomaz.sousa

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.