Compartilhar matéria
O ouro encerrou em queda nesta sexta-feira (10), com o mercado avaliando sinais mistos sobre o conflito no Oriente Médio e os impactos no cenário inflacionário global.
Na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro para agosto encerrou em queda de 0,65%, a US$ 4.113,7 por onça-troy, enquanto a prata para setembro recuou 0,96%, a US$ 60,16 por onça-troy. Na semana, os metais perderam aproximadamente 0,30% e 0,80%.
Apesar da retomada das negociações entre os Estados Unidos e o Irã, mediadas pelo Catar, o presidente Donald Trump afirmou nesta sexta (10) que o acordo de cessar-fogo com o Irã acabou. Apesar de terem sido registrados bombardeios em território iraniano ainda na quinta (9), os EUA negaram participação nos ataques.
Para o ANZ, o arrefecimento dos temores de uma escalada significativa do conflito limita a queda dos preços do ouro.
Leia Mais
- Petróleo fecha em queda, mas registra avanço semanal com guerra no radar
- Relatório do Fed cita aceleração da inflação nos EUA
- Brasil ganha nova pizzaria a cada duas horas em 2026, revela Abupra
Diante do cenário, as expectativas de taxas de juros elevadas no curto prazo continuam pressionando o metal dourado, já que os preços mais altos de energia – resultantes da nova escalada de tensões – podem atrasar o processo de desinflação global, segundo o estrategista de pesquisa da Pepperstone, Ahmad Assiri. Assim, o mercado segue relutante em aumentar posições em ouro, já que a incerteza sobre a trajetória dos juros nos EUA continua e os rendimentos dos Treasuries permanecem elevados.
Contudo, a perspectiva de médio prazo para o ouro permanece construtiva em comparação com a pressão vendedora observada nas últimas semanas, ainda de acordo com o analista da Pepperstone. Na mesma linha, a GivTrade destaca que o metal continua, no geral, sustentado pela busca por ativos de segurança e diversificação dos bancos centrais.
No radar, o Federal Reserve (Fed) divulgou no fim da tarde de quinta-feira (9) os integrantes das forças-tarefa que vão ajudar a examinar áreas centrais para a condução ampla da política monetária.
*Com informações de Dow Jones Newswires
Acompanhe Economia nas Redes Sociais
Siga noSiga no Forum InterSiga no Forum InterTópicosGuerra do Oriente MédioInflaçãoOuroPetróleoPrata
Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por afonsobenites
