Compartilhar matéria
Os embarques de soja somaram 13,83 milhões de toneladas em junho, um aumento marginal em relação aos 13,79 milhões exportados no mesmo período de 2025, segundo levantamento da Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais).
No mês, também apresentaram aumento nas exportações o farelo de soja (alta de 39%, com 2,32 milhões de toneladas) e os DDGs (alta de 103%, com 103 mil toneladas). Por outro lado, os embarques de milho recuaram 18% e somaram 466 mil toneladas em junho.
Segundo a Anec, ao todo, os embarques de cereais no mês aumentaram 4% e somaram 16,7 milhões de toneladas.
Leia Mais
- Safra de trigo dos EUA será a menor desde 1970
- BNDES libera R$ 72 bilhões para Plano Safra 2026/27
- Acelen e Bunge firmam contrato para produção de SAF e diesel renovável
Acumulado do ano
Nos seis primeiros meses, os embarques de soja somam 72,5 milhões de toneladas, um aumento de 6,65% em relação aos 68 milhões de toneladas embarcadas no mesmo período de 2025. Os principais destinos foram China (71%), Espanha (4%) e Turquia (4%).
Os embarques de farelo de soja também cresceram (13%) e somaram 12,7 milhões de toneladas, tendo como principais destinos Indonésia (18%), Tailândia (12%), Holanda (9%) e Irã (9%).
Também apresentaram aumento os embarques de milho (9,95%), com 6,22 milhões de toneladas, e de DDGs (48,69%), com 606 mil toneladas. Ao todo, os embarques de grãos somam 93,1 milhões de toneladas, um salto de 7,23%.
https://www.cnnbrasil.com.br/agro/demanda-global-impulsiona-investimentos-em-ddgs-no-brasil/
Previsão para julho
Para julho, a Anec estima que o total dos embarques some 17,1 milhões de toneladas, uma redução de 960 mil toneladas na comparação anual.
Segundo a associação, a queda será puxada pela redução nos embarques de milho (37,1%), que devem somar 2,48 milhões de toneladas.
Por outro lado, a Anec estima crescimento de 2,6% nos embarques de soja, totalizando 15,2 milhões de toneladas. Os envios de farelo de soja são esperados com uma alta de 9,5%, chegando a 2,34 milhões de toneladas. Já os embarques de DDGs devem se manter no mesmo patamar de julho de 2025, com 50 mil toneladas.
TópicosCNN Brasil MoneyAgronegócioExportaçãoMilhoSoja
Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por Arthur Bambini
