STF conclui julgamento sobre revisão da vida toda no INSS; entenda o caso

Por CNN Brasil 10/07/2026 às 07:32

Compartilhar matéria

O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu nesta quinta-feira (9), o julgamento sobre a chamada “revisão da vida toda” do INSS para quem havia pleiteado o recálculo da aposentadoria em um período específico.

A Corte já havia decidido contra a tese em junho, no plenário virtual, e agora considera o caso como “transitado em julgado” – ou seja, finalizado e com baixa no sistema.

O placar da votação foi de 7 votos a 3 para rejeitar pedidos feitos pela CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) em favor dos aposentados.

Leia Mais

  • CPMI do INSS inicia última sessão com leitura do relatório final; acompanhe
  • Waack: STF trava CPMI do INSS e enquadra investigações
  • Viana diz que CPMI do INSS está sendo “tolhida” por decisões do STF

A organização tentava reverter decisão contrária à revisão ou ao menos garantir o pagamento para parte dos beneficiados.

A tese da “revisão da vida toda” buscava incluir, no cálculo dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os salários anteriores a julho de 1994, quando foi implantado o Plano Real.

Entenda idas e vindas

O Supremo foi favorável à tese da revisão em dezembro de 2022. Contudo, em abril de 2024, a Corte decidiu afastar sua aplicação, frustrando a expectativa de aposentados e pensionistas.

A mudança de posição foi no julgamento de outra ação, que tratava sobre o fator previdenciário.

Na ocasião, os ministros decidiram que a regra que conta os salários a partir de 1994 é obrigatória e os aposentados não podem escolher o cálculo mais favorável.

O caso tem grande relevância fiscal para a União, que estimou impacto de até R$ 480 bilhões para as contas públicas caso o Supremo concordasse com a revisão dos benefícios.

O Supremo também já decidiu que os segurados não deverão devolver benefícios pagos com base na “revisão da vida toda” até 5 de abril de 2024 – data em que o Supremo decidiu derrubar a tese.

Os honorários e custas judiciais das ações até aquela data também não poderão ser cobrados.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

Siga noSiga no Forum InterSiga no Forum InterTópicosCNN Brasil MoneyAposentadoriaINSSSTF (Supremo Tribunal Federal)


Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por afonsobenites

Conteúdo Original / Fonte: afonsobenites

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.