VW e CARDE fazem troca inédita de Fuscas de JK e Itamar Franco

Por CNN Brasil 02/07/2026 às 13:34

Compartilhar matéria

A Garagem Volkswagen e o Museu CARDE anunciaram sua primeira parceria, que promoverá o intercâmbio temporário de dois dos veículos mais importantes da história política e industrial do país.

A partir do dia 3 de agosto de 2026, o departamento de memória da alemã e o museu jordanense trocarão os Fuscas que estiveram diretamente ligados aos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Itamar Franco.

Leia Mais

  • Fiat vai lançar série especial Fastback 50 anos
  • Fiat Fastback Hybrid 2026: confira cinco curiosidades sobre o SUV cupê
  • Volkswagen prepara lançamento de seu 1º eletrificado produzido no Brasil

Encontro de relíquias presidenciais

A iniciativa foi desenhada para celebrar duas datas importantes para o setor automotivo em 2026: os 30 anos do fim da produção do “Fusca Itamar” (1996) e os 40 anos do encerramento da primeira fase do modelo no Brasil (1986).

Os modelos que farão o intercâmbio são:

  • Fusca Conversível (1959): Veículo utilizado pelo presidente Juscelino Kubitschek durante a inauguração da primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha em 1959, em São Bernardo do Campo (SP), pertencente ao acervo do Museu CARDE.

  • Fusca Itamar (1993): O chassi 001, apresentado ao presidente Itamar Franco na cerimônia que marcou a retomada da produção do modelo em 1993, preservado pela Garagem VW.

Ciro Possobom e Luis Goshima a bordo do Fusca JK Conversível • Divulgação / VW

O Fusca Itamar deixará o ABC Paulista para ficar exposto temporariamente em Campos do Jordão, onde reside o CARDE Museu. Já o Fusca JK fará o caminho inverso, ocupando o espaço expositivo na Garagem Volkswagen, em São Bernardo do Campo.

Para marcar o projeto, as marcas lançaram o filme documentário “Dois Fuscas, Dois Presidentes” em suas plataformas digitais, com a participação dos presidentes da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, e do CARDE, Luiz Goshima.

Tópicoscarros clássicosFuscaMuseuVolkswagen


Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por alexandremello

Conteúdo Original / Fonte: alexandremello

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.