Compartilhar matéria
O Conselho da World Athletics reafirmou, nesta sexta-feira (3), sua decisão de excluir atletas da Rússia e de Belarus das competições internacionais, quatro anos após impor inicialmente as sanções em razão da invasão à Ucrânia.
A entidade votou pelo fim da suspensão de oito anos da Federação Russa de Atletismo por doping em 2023, mas a proibição separada relacionada à invasão da Ucrânia continuou impedindo a participação dos atletas russos.
“Apresentamos ao Conselho opções para consideração sobre este tema. No entanto, a decisão original de manter as sanções, que protegem a integridade e a justiça de nossas competições, permanece, uma vez que não houve nenhum avanço concreto nas negociações de paz”, afirmou Sebastian Coe, presidente da World Athletics, em comunicado.
Leia Mais
- Ataque russo deixa 4 mortos e 10 feridos, dizem autoridades da Ucrânia
- Ao menos duas pessoas morrem na Rússia após ataques de drones ucranianos
- Polônia mobiliza caças após ataque da Rússia à Ucrânia, diz Exército
O anúncio foi feito dois meses após o Comitê Olímpico Internacional retirar todas as restrições impostas aos atletas de Belarus, abrindo caminho para seu retorno às competições internacionais. Belarus foi utilizado como base de apoio para a invasão da Ucrânia.
Um pequeno grupo de paratletas russos recebeu autorização para competir sob a bandeira de seu país nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina, realizado no início deste ano.
A World Athletics também citou os danos à infraestrutura do atletismo na Ucrânia em seu comunicado desta sexta-feira, afirmando que “a capacidade da Ucrânia e de seus atletas de treinar e competir continua severamente comprometida”.
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
Siga noSiga no Forum InterTópicosAtletismoInvasão à Ucrânia
Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por victorfranco542
