Polícia Civil prende homem acusado de assassinar ativista de direitos ambientais

Por Marina, ContilNet 03/08/2016 às 17:05

Sequence 55.Still002

A Polícia Civil divulgou na manhã desta quarta-feira (3) a prisão de Edione Pessoa da Silva, de 26 anos, procurado no Estado de Rondônia pelo assassinato da ativista social, Nilce de Souza Magalhães, líder do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O corpo da ativista foi encontrado em 21 de julho, no lago da barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau, em Porto Velho (RO).

Segundo o Delegado Carlos Flávio, Secretário de Polícia Civil, Edione Pessoa foi preso no município de Capixaba, onde estaria abrigado na residência de um primo. Em 11 de Abril deste ano ele fugiu do presídio Urso Panda (RO), onde respondia pela morte de Nilce Magalhães, um crime de repercussão nacional no mês passado.

A vítima foi amarrada pés e mãos, morta a tiros e seu corpo foi encontrado por pescadores no Rio Mutum, dependências da Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau.

Militância

27232694793_cb0e04067d_z (1)A liderança era conhecida na região por denunciar as violações de direitos humanos cometidas pelo consórcio responsável pela UHE de Jirau, chamado de Energia Sustentável do Brasil (ESBR).

As denúncias geraram dois inquéritos civis que estão sendo realizados pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual. Um é sobre a não realização do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira e outro, de caráter criminal, em função de manipulações de dados em relatórios de monitoramento.

Nicinha, como era conhecida, foi vista pela última vez na barraca de lona onde morava com seu companheiro, Nei, em um acampamento com outras famílias de pescadores, na região de “Velha Mutum Paraná”.

Conteúdo Original / Fonte: REDAÇÃO CONTILNET

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.