O Tribunal Regional Eleitora do Amapá (TRE-AP) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que as eleições municipais em Macapá sejam adiadas. O pedido acontece em meio ao apagão que atingiu o Estado desde a semana passada. O pedido ainda terá de ser avaliado pelo TSE. As eleições estão programadas para o domingo. O pedido foi feito nesta quarta-feira (11) e confirmado pelo TRE-AP.
O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT) decretou estado de emergência em todo o Amapá por conta do apagão causado por um incêndio no sistema de abastecimento de energia elétrica que atende o estado.
Segundo ofĂcio encaminhado pelo TRE-AP ao TSE, o adiamento das eleições duraria atĂ© o reestabelecimento regular de energia elĂ©trica na capital. O documento menciona que várias manifestações estariam programadas para o dia das eleições o que, segundo o TRE-AP, colocaria os eleitores em risco.
“ConvĂ©m destacar que no prĂłximo domingo, dia 15.11.2020, várias manifestações estĂŁo sendo convocadas para demonstração de desagrado em frente aos locais de votação, o que colocaria em risco os eleitores da Capital”, diz um trecho do ofĂcio.
O documento menciona ainda que, desde o inĂcio do apagĂŁo, ações de vandalismo supostamente organizadas por membros de facções criminosas vĂŞm sendo realizadas em Macapá e Santana, segunda maior cidade do Estado.
O documento diz ainda que o TRE-AP se reuniu com integrantes da AgĂŞncia Brasileira de InteligĂŞncia (Abin), do setor de inteligĂŞncia do ExĂ©rcito e com a PolĂcia Rodoviária Federal (PRF).
Apesar de mencionar atos de vandalismo em Macapá e Santana, o TRE-AP pediu o adiamento das eleições somente na capital alegando que nas outras cidades o aparato disponĂvel seria suficiente para garantir a segurança do pleito.
O apagĂŁo no Amapá começou na terça-feira da semana passada apĂłs um incĂŞndio que atingiu transformadores da concessionária de energia que atua no Estado. No inĂcio do apagĂŁo, aproximadamente 90% da população do Amapá ficou sem energia.
O governo federal disse nos últimos dias que 80% do abastecimento de energia elétrica no Estado Já foi reestabelecido. [Capa: Divulgação]


