Emurb exonera mais 46 cargos comissionados e o total de demitidos se aproxima de 500

Por Marina, ContilNet 28/10/2016 às 10:58

A faxina nos servidores com cargos comissionados na Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) ainda continua. No Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28) são mais 46 ocupantes cargos comissionados e funções gratificadas exonerados.

A explicação da prefeitura, emitida na quinta-feira (27) alega ser por conta do inverno amazônico. A outra explicação seria por conta de recomendação do Tribunal de Contas do Estado.

lista-de-aprovados-250x225Se os 157 cargos comissionados forem somados os 300 contratos provisórios não renovados, o número total de pessoas dispensadas ou que perderam as gratificações já se aproxima dos 500 trabalhadores demitidos ou com perda de renda.

A situação vem se agravando ao longo dos últimos meses, tendo havido a prisão e exoneração do diretor-geral por supostos desvios. Durante a campanha, o candidato Raimundo Vaz denunciou o sucateamento dos equipamentos da empresa.

Em que pese a maior parte dos exorados serem “chefe de campo” e similares, existe ainda: chefe de seção de empenho, encarregado operacional, chefe de seção de artefatos e até mesmo o chefe da seção de protocolo.

Como as exonerações desta sexta-feira, seja de função gratificada ou do cargo comissionado, seguem a mesma linha das publicadas no dia anterior, republica-se a resposta da prefeitura para explicar o tema, conforme nota a seguir:

Departamento de Comunicação da prefeitura responde

“Os desligamentos de cargos em comissão da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), publicados hoje [27] no Diário Oficial do Estado, ocorreram em virtude da chegada do inverno amazônico, o que resulta todos os anos em diminuição das frentes de serviço com a redução de equipes, e em atenção ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e atendimento a Resolução Nº 106/2016, do Tribunal de Contas do Estado Acre, que orienta medidas a serem tomadas para o encerramento de mandatos (2013-2016)”.

Conteúdo Original / Fonte: RÉGIS PAIVA, DA CONTILNET

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.