Petecão defende projeto que impede que carro de pessoa com deficiência seja penhorado

Por Marina, ContilNet 01/04/2017 às 09:00

O senador Sérgio Petecão (PSD) aprovou, nesta quarta-feira (29), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), relatório que impede que os carros das pessoas com deficiência física sejam penhorados. A iniciativa é proposta pelo Projeto de Lei 183/2016, de autoria do senador Romário.

Para impedir que o carro seja penhorado, o veículo deverá estar registrado em nome da pessoa com deficiência ou de moradores do mesmo endereço, desde que se comprove que ele é utilizado para o seu transporte. Assim, o veículo não vai responder por dívidas civis, comerciais, fiscais, previdenciárias ou de qualquer outra natureza.

Senador Sérgio Petecão (PSD/AC) /Foto: Reprodução

“O carro é sinal de cidadania para a pessoa com deficiência. Sabemos que o poder público tem sistematicamente ignorado o apelo de mais acessibilidade e mobilidade urbana. É notório o crescimento desordenado dos municípios brasileiros, os quais estão longe de propiciar às pessoas com deficiência um urbanismo inclusivo”, disse Sérgio Petecão.

A lei não terá efeito em caso de veículos financiados, adquiridos com dinheiro vindo de atividade criminosa e casos semelhantes.

A proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Conteúdo Original / Fonte: ASSESSORIA

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.