A pandemia do coronavĂrus nos mostrou o quanto somos frágeis e o quanto Ă© importante uma gestĂŁo baseada em planejamento para que os objetivos sejam alcançados.
ApĂłs quase um ano do primeiro caso confirmado de Covid-19 no Acre, nĂŁo temos conhecimento de um planejamento de ações de combate ao coronavĂrus, tampouco de um plano de imunização da população.
Na Ăşltima segunda-feira, 1Âş, fomos surpreendidos com o decreto governamental que levou o Acre para a faixa vermelha, fechando as portas dos serviços “nĂŁo essenciais”, incluindo comĂ©rcio e as escolas. Há medidas mais interessantes a ser implementadas, como auxĂlio emergencial e desoneração para empresários, autĂ´nomos e famĂlias de baixa renda.
Desde que foi divulgado o referido decreto, eu tenho recebido inĂşmeras mensagens e ligações das pessoas lamentando. SĂŁo pais desesperados porque – de repente – os filhos nĂŁo podem ir Ă s aulas presenciais. SĂŁos homens e mulheres que precisam trabalhar para sustentar suas famĂlias. SĂŁo empresários que, da noite para o dia, nĂŁo sabem o que fazer com os funcionários e com as contas que nĂŁo entram em quarentena.
As igrejas tambĂ©m tiveram suas portas fechadas, mas os lĂderes religiosos se posicionaram e conseguiram revertar a decisĂŁo e podem funcionar com 20% da sua capacidade de ocupação.
Já iniciamos a vacinação no Acre, mas somos o antepenúltimo estado do Brasil em número de pessoas vacinadas, perdendo apenas para o Pará e o Tocantins. O fato é que precisamos imunizar a nossa população de uma maneira mais rápida e, para isto, se faz necessário um esforço muito maior para aquisição de doses e um plano muito bem elaborado para a vacinação.
Infelizmente, o Governo do Acre não se preparou para este cenário que vivemos hoje no nosso estado. Inclusive, essa semana eu me posicionei na Assembleia Legislativa cobrando um planejamento de vacinação para a nossa população. Além disso, precisamos saber qual o programa de retomada das atividades comerciais.
Sabemos que quando planejamento e empenho andam juntos, eles salvam vidas!
Roberto Duarte Ă© deputado estadual pelo MDB no Acre.

