A AgĂŞncia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, na noite da quinta-feira (1°) Ă s 21h03, o pedido de uso emergencial de dois medicamentos contra a Covid-19. De acordo com a instituição se trata de uma combinação dos medicamentos biolĂłgicos (casirivimabe + imdevimabe) da empresa Produtos Roche QuĂmicos e FarmacĂŞuticas S.A.
As primeiras 72 horas serĂŁo utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estĂŁo disponĂveis. A Anvisa informou ainda que ontem foram entregues 3.626 páginas de dados e informações sobre o medicamento. Mas, se houver informação importante faltando, a Anvisa pode solicitar ao laboratĂłrio.
Para avaliar a autorização do uso emergencial e temporário de medicamento contra a Covid-19 o prazo é de trinta dias. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Agência dentro do processo.
De acordo com a (Food and Drug Administration – FDA), o uso combinado dos dois medicamentos teve resultados positivos e diminuiu as hospitalizações de pessoas que tinham alto risco de progressĂŁo da doença.

