Foi apresentado na manhã desta terça-feira (26), na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), pelo deputado Roberto Duarte (MDB), um projeto de lei importante que propõe a proibição de cobrança de taxas por religação dos serviços de distribuição de energia elétrica e de abastecimentos de água, em casos de cortes por falta de pagamento.
“NĂŁo se aplica a proibição quando requerido pelo consumidor o desligamento da sua unidade consumidora, uma vez que trata-se de cobrança pelo custo de disponibilidade – taxa mĂnima de energia recolhida pela concessionária para disponibilizar a eletricidade aos moradores da cidade, independentemente da existĂŞncia ou nĂŁo de consumo”, destacou.
O artigo 3° frisa que em caso de descumprimento da vedação prevista nesta Lei, sujeitará as empresas prestadoras de serviços pĂşblicos Ă s sanções administrativas previstas no art. 56 do CĂłdigo de Defesa do Consumidor, aplicáveis na forma de seus artigos 57 a 60, sem prejuĂzo de eventuais sanções de natureza civil e penal. O efetivo cumprimento das disposições desta Lei será fiscalizado pelos ĂłrgĂŁos e/ou entidades de proteção e defesa do consumidor.

Roberto Duarte/Foto: Reprodução
Duarte enfatizou que o presente projeto de lei Ă© de gigantesco alcance social, principalmente para os mais carentes que nĂŁo possuem condições de pagar tantas taxas. “O fornecimento de ambos os serviços Ă© considerado bem de primeira necessidade, cuja fruição Ă© inerente Ă dignidade da pessoa humana, admitida sua suspensĂŁo em situações excepcionais”, declarou.
O emedebista finalizou fazendo um apelo aos parlamentares: “aprovarem o projeto de lei em favor da população”.


