Desde o Ășltimo dia 15, pelo menos cinco associaçÔes de militares do Acre (que envolvem a PolĂcia Militar e Corpo de Bombeiros) estĂŁo em protesto contra a inadimplĂȘncia do Governo em relação Ă s pautas remuneratĂłrias, em especial a Titulação e o Realinhamento Salarial, eles afirmam que tĂȘm menor salĂĄrio dentre as forças policiais do Acre e estĂŁo com defasagem salarial acumulada de aproximadamente 43,15%.
Na prĂłxima quinta-feira (24), um ato pĂșblico estĂĄ marcado para ocorrer em frente ao PalĂĄcio Rio Branco, Ă s 8h.
A classe alega ainda a sobrecarga de trabalho e desmotivação em decorrĂȘncia da desvalorização. âAtuamos por toda Pandemia, fomos a classe mais atingida pela Covid-19 com 28 vitimas diretas. Enquanto todas as repartiçÔes fechavam, os militares estavam firmes em seus postos e em muitos momentos teve sua folga diminuĂda por causa do efetivo que foi contaminando-se com o vĂrusâ, diz um manifesto divulgado pela classe.
No dia 15 os militares deram inĂcio Ă Operação Cumprindo a Lei, que Ă© quando o militar trabalha apenas dentro da limitação da Lei, o que significa, entre outras coisas, recusa e nĂŁo voluntariedade para bancos de horas, entrega de cargos de confiança, militares da reserva reconvocados vĂŁo entregar sua reconvocação e aqueles Ă disposição de outros ĂłrgĂŁos, pedirĂŁo para voltar Ă suas corporaçÔes.
A ação dos militares pode representar uma diminuir o efetivo

