Criado logo apĂłs a conquista da autonomia administrativa e polĂtica do estado, atravĂ©s de lei assinada pelo entĂŁo governador JosĂ© Augusto, no dia 26 de julho de 1963, o MinistĂ©rio PĂşblico do Estado do Acre (MPAC) comemorou 58 anos de criação nesta segunda-feira (26). A celebração foi realizada em sessĂŁo solene hĂbrida do ColĂ©gio de Procuradores de Justiça, presidida pela procuradora-geral, Kátia Rejane de AraĂşjo Rodrigues. Na ocasiĂŁo, tambĂ©m foi lançada a 3ÂŞ Edição do PrĂŞmio de GestĂŁo e Inovação do MPAC.
A solenidade teve participação presencial e virtual de autoridades dos trĂŞs Poderes ConstituĂdos do Estado, do ouvidor nacional do MinistĂ©rio PĂşblico, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, representantes do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), da Defensoria PĂşblica do Estado do Acre (DPE/AC), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), da Prefeitura de Rio Branco e procuradores-gerais de outros estados.
Em seu pronunciamento, a PGJ destacou a atuação do MPAC na pandemia, bem como as conquistas da instituição nos últimos quatro anos de sua gestão, como os esforços para a construção das Unidades Ministeriais nas cidades de Manoel Urbano, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Xapuri, Assis Brasil e Porto Acre, e a tão aguardada promoção do XIII Concurso Público para membro do MPAC.
“Esse é o compromisso da nossa gestão para com o MPAC e a população. Sinto-me extremamente honrada pela oportunidade de conduzir o MP acreano, encaminhando-me agora, para a reta final de minha segunda gestão. esta, inclusive, é a última solenidade de aniversário do MPAC que conduzo estando à frente da instituição. Fico muito feliz com o legado que iremos deixar, um trabalho inteiramente dedicado a essa missão tão bonita e comprometida com a evolução da humanidade”, disse a PGJ.
Reconhecimento ao MPAC
O ouvidor nacional do Ministério Público e membro do CNMP, procurador de Justiça acreano Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto referenciou as palavras de Santo Agostinho e Madre Teresa de Calcutá, para referenciar os 58 anos de história do MPAC marcado por lutas, conquistas e superação de desafios em prol da sociedade acreana.
“Nestes 58 anos o MPAC exerceu seu papel constitucional de defender a ordem jurĂdica e o regime democrático, caminhando junto com a sociedade na luta contra o crime organizado, defesa das crianças e adolescentes, consumidor, idosos, pessoas com deficiĂŞncia, entre outros interesses metaindividuais, nunca perdendo de vista seu escopo finalĂstico de servir o cidadĂŁo”, disse o ouvidor nacional.
O corregedor-geral do MPAC, procurador de Justiça Celso Jerônimo de Souza, rememorou a história da instituição e sua trajetória. “Nesses quase 25 anos que tenho de MPAC assisti ao surgimento de grandes gestores que transformaram o MPAC, elevando o patamar da nossa instituição. O MP acreano se tornou uma instituição multipremiada, reconhecida nacionalmente e referência em boas práticas com projetos que são referência para o brasil. Temos motivos de sobra para comemorar 58 anos de serviço prestado a sociedade acreana e ao Ministério Público brasileiro”, disse.
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, falou se sua alegria em prestigiar mais um ano da instituição a qual pertenceu durante 14 anos. “Me sinto honrada por ter pertencido a essa instituição. As conquistas do MP são muitas e o Tribunal de Justiça não se furta em ser parceiro para servir está instituição e auxiliar a população no que for preciso. O papel do MPAC é desafiador e o seu lado social tem brindado a sociedade nos últimos anos. Aqui todos entregam o seu melhor para servir a sociedade”, disse a desembargadora-presidente.
Lançamento do Prêmio de Gestão e Inovação
Na ocasião, a procuradora-geral fez o lançamento da 3ª edição do prêmio de gestão e inovação do MPAC, que visa reconhecer, valorizar, premiar e disseminar projetos bem-sucedidos da instituição. A premiação acontece a cada dois anos e é organizada pela Diretoria de Planejamento do MPAC. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, do dia 26 de julho a 31 de agosto de 2021, no site institucional do MPAC, no site institucional https://www.mpac.mp.br, bem como no link http://bancodeprojetos.mpac.mp.br/. Os projetos cadastrados deverão estar alinhados aos objetivos do mapa estratégico do MPAC e relacionados aos temas exigidos no regulamento da premiação.
As premiações serão concedidas nas seguintes categorias: investigação e inteligência;
persecução cĂvel e penal; integração e articulação; transversalidade dos direitos fundamentais; fiscalização de polĂticas e recursos pĂşblicos; diálogo com a sociedade; sustentabilidade: e a categoria especial: “cidadania em tempos de pandemia. PoderĂŁo participar do prĂŞmio todos os membros e servidores dos diversos setores e atividades do MPAC, excetuando os participantes da comissĂŁo julgadora. Todos os critĂ©rios da premiação podem ser conferidos no regulamento do prĂŞmio, disponĂvel no site do MPAC ou mesmo na Diretoria de Planejamento.



