A Nasa está desenvolvendo um enorme foguete chamado Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglĂŞs) para levar astronautas Ă Lua — e futuramente a Marte. O SLS Ă© o veĂculo de lançamento mais poderoso construĂdo desde 1960 e tem a sua estreia programada para o final de 2021.
A Nasa tem planos de enviar um homem e uma mulher Ă superfĂcie lunar ainda nesta dĂ©cada — será o primeiro pouso com humanos na superfĂcie do satĂ©lite natural desde a ida de Apollo 17, em 1972.
Nos últimos 20 anos, os astronautas têm feito viagens de rotina para a Estação Espacial Internacional (ISS), mas a Lua está quase mil vezes mais longe do que a ISS. Levar astronautas para lá requer um foguete muito mais poderoso.
O SLS Ă© o equivalente moderno do Saturno V, o grande lançador construĂdo durante a era das naves Apollo. Como o Saturno, ele Ă© dividido em segmentos, ou estágios, empilhados uns sobre os outros. Mas o novo foguete tambĂ©m incorpora tecnologia do Ă´nibus espacial.
A primeira versão do SLS será chamada de Bloco 1. Ele passará por uma série de atualizações nos próximos anos para que possa lançar cargas úteis mais pesadas para destinos além da órbita próxima da Terra.
Leia mais em BBC News Brasil, clicando AQUI.



