O Acre completa 60 anos nesta quarta-feira (15). Antes de ser anexado ao Brasil, em 1903, ele pertencia Ă BolĂvia e ao Peru. Ou seja, o territĂłrio sĂł viria a ganhar autonomia em 15 de junho de 1962, quando o entĂŁo presidente JoĂŁo Goulart sancionou a Lei 4.070, que o elevou Ă categoria de estado.
Se vocĂȘ Ă© daqueles que ainda se questiona se o Acre existe, apenas pare. Aqui vĂŁo dezenas de curiosidades para ficar mais por dentro da regiĂŁo conhecida por sua vasta exuberĂąncia.
1- AtĂ© o inĂcio do sĂ©culo 20, o Acre pertencia Ă BolĂvia, que disputava a posse do seu territĂłrio com o Peru. Em 1903, o embate chegou ao fim: o Brasil comprou a regiĂŁo por 2 milhĂ”es de libras esterlinas.
2- Antes disso, o territĂłrio tambĂ©m chamou-se RepĂșblica do Acre, um estado nacional de breve duração, com presidente e exĂ©rcito prĂłprios.
3- Sua capital, Rio Branco, transformou-se em cidade em 1913.
4- Apesar disso, somente em 1962 o Acre foi declarado oficialmente um estado brasileiro. Até então, integrava apenas o território federal.
5- O Acre foi o Ășltimo estado do Brasil a ser efetivamente povoado.
6- NĂŁo Ă toa, Ă© o 3Âș estado menos populoso do paĂs, com 906.876 habitantes em 2021 (IBGE). Fica Ă frente apenas de Roraima, com população de 652.713, e AmapĂĄ, que soma 877.613 habitantes.
7- O Acre possui o menor nĂșmero de municĂpios do paĂs: 22.
8- O Acre tem duas horas a menos em relação ao horĂĄrio de BrasĂlia.
9- Por causa do fuso horĂĄrio, o Acre Ă© o Ășltimo estado do paĂs a comemorar a virada do ano.
10- O povoado da Serra da Moa, na fronteira com o Peru, tambĂ©m Ă© o Ășltimo no Brasil a ver o pĂŽr do sol.
11- O nome Acre vem de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarĂ©s” na lĂngua nativa dos Ăndios apurinĂŁs, os habitantes originais da regiĂŁo.
12- O extrativismo vegetal, sobretudo na exploração da borracha, é uma das principais atividades econÎmicas do Acre. Atualmente, a madeira tem sido o carro-chefe na exportação do estado, que também é grande produtor de castanha-do-parå.
13- O estado do Acre tem apenas dois shoppings centers: um construĂdo em 2011 na capital, Rio Branco; e o segundo, inaugurado em 2018, na cidade de Cruzeiro do Sul.
14- A expressĂŁo “Ă beça” (algo em grande quantidade) Ă© atribuĂda Ă quantidade de argumentos utilizados pelo jurista sergipano Gumercindo Bessa, ao enfrentar Rui Barbosa na questĂŁo da independĂȘncia do territĂłrio do Acre. O presidente Rodrigues Alves foi o primeiro a utilizĂĄ-la, admirado pela eloquĂȘncia de um cidadĂŁo: “O senhor tem argumentos Ă Bessa”. Com o tempo, a palavra perdeu a inicial maiĂșscula e as letras “s” foram substituĂdas pelo “ç”.
15- Rio Branco tem apenas um Ășnico cinema: o Cine AraĂșjo.
16- Entre as gĂrias mais utilizadas no ‘acreanĂȘs’ estĂŁo: arengar (brigar, discutir), ruma (amontoado), espocar (estourar), engolobar (enrolar alguma pessoa) e esgamelado (com muita fome).
17- O ex-polĂtico EnĂ©as Carneiro (1938-2007), a ex-senadora Marina Silva, o ativista ambiental Chico Mendes (1944-1988), a autora de novela GlĂłria Perez e Gleici Damasceno (vencedora do BBB2018) estĂŁo entre os acreanos mais famosos do Brasil.
18- Mas o acreano mais conhecido dos Ășltimos tempos Ă© Bruno Silva Borges, o “menino do Acre”, que desapareceu em 2017 deixando 14 livros criptografados (escritas em cĂłdigo) para trĂĄs. Ao voltar para casa, o estudante de psicologia disse que seu sumiço se deu pela busca de “autoconhecimento”.
19- Por uma falha geolĂłgica, TarauacĂĄ Ă© a cidade do Acre com mais registros de terremotos. O mais recente abalo, o segundo maior da histĂłria do paĂs, aconteceu no dia 7 de junho deste ano e atingiu 6,5 graus na escala Richter.
20- A propĂłsito, estĂĄ no Acre a Ășnica ponte antiterremoto do Brasil. Trata-se da Ponte da UniĂŁo, localizada na cidade de Cruzeiro do Sul, a 648 km de Rio Branco.

