Estrutura da ponte metálica estremece com a força das águas do Rio Acre

pontinhapatrimônio ameaçado

O grande volume de água que passa pelo Rio Acre ameaça derrubar a ponte Juscelino Kubitschek, que maioria das pessoas conhece como Ponte Metálica ou Ponte Velha.

A informação é do jornalista Altino Machado, que disse em uma rede social ter sido informado de que engenheiros do Deracre estiveram no local na noite desta terça-feira (3), acompanhados do prefeito Marcus Alexandre para fazer uma vistoria nas estruturas da ponte.

De acordo com Machado, o prefeito e os engenheiros teriam concluído que a ponte necessitava de peso, e que vários caminhões carregados de brita estariam em cima de suas estruturas na noite desta terça. “Não sei se vão deixar os caminhões ou só a brita que estão carregando. Mas já havia quatro caminhões sobre a ponte”, disse a fonte de Altino Machado.

Uma equipe da ContilNet Notícias esteve nas imediações da ponte para conferir as informações que começaram a se propagar nas redes sociais sobre um possível desabamento.

Um funcionário do Deracre que esteve no local e pediu para não ser identificado, confirmou a infrmação repassada a Altino e disse que se o rio encher mais alguns centímetros o pior pode acontecer.

pontinha

Ele disse ainda que a ponte está ‘tremendo’ devido a força da água, e que caminhões e outros veículos pesados foram colocados em cima dela para evitar que seja deslocada de cima de seus pilares.

A correnteza do Rio Acre começa a apresentar um perigo eminente para a ponte metálica. Suas vigas, que ficam em cima dos pilares suportando toda a sua estrutura começam a sofrer o impacto da força das águas, o que pode ocasionar seu tombamento.

Três caminhões e duas retro escavadeiras estão em cima da ponte. Dois veículos estão com pedras em suas caçambas para fazer peso e evitar qualquer desestabilização de sua estrutura.

Até as 2 horas da manhã, era grande o entra e sai de pessoas se dizendo do Deracre e da Prefeitura de Rio Branco para ter acesso a parte central da ponte, onde a iluminação se encontrava mais forte e com vários homens jogando cordas no rio e olhando para a parte baixa da ponte e conferindo suas vigas.

ponte jorge

A ponte JK

A famosa e histórica ponte metálica, que mede 230 metros de comprimento e dez de largura, teve sua obra iniciada em 1969 e foi inaugurada em 1971. Seu projeto original, em seus desenhos e plantas, foi elaborado pelo engenheiro Machado da Costa, no governo de Valério Magalhães.

O modelo original da ponte JK ia muito além das margens do rio e era levadiço no centro para dar passagens a embarcações, que naquela época eram o principal meio de transporte dos acreanos.

turma jovens“O projeto original da ponte metálica sobre o rio Acre, em seus desenhos e plantas, elaborado pelo renomado engenheiro Machado da Costa, no governo Valério Magalhães, previa que a mesma deveria ser erguida sobre pilares em estrutura metálica, atingindo um total de nove de concretos-metal e quatro de concreto armado, compreendendo treze blocos com dez vão independentes. A ponte que a cidade possui atualmente apresenta apenas sete pilares em concreto armado e seis vãos independentes. Houve, portanto, uma redução de quase cem por cento do projeto original”, diz parte de um texto extraído do jornal O Rio Branco.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost