Ícone do site ContilNet Notícias

No Acre, governador não precisa mais tomar posse de madrugada

Por Assem Neto, da ContilNet Notícias

aprovado

Nos cinco primeiros dias do azno após as eleições majoritárias, o presidente da Câmara dos Deputados responderá pela |Presidência da República. Isso por que a data de posse do chefe da nação foi adiada, do dia 1ª para o dia 5 de janeiro. A decisão saiu na manhã desta quinta-feira, em votação no Plenário da Câmara. Apenas 10 parlamentares se disseram contra a proposta, incluída no arbabouço da Reforma Política, e que também altera a data de posse de governadores (passará a ser no dia 4 de janeiro).

A idéia é garantir a presença de governadores na cerimônia de posse do presidente da República. No caso do Acre, o governador não precisará mais ser empossado na madrugada, tomar avião às pressas , para estar no Palácio do Planaldo ainda pela manhã.  Os estados serãop governador, até o dia 4, pelos presidentes das assembléias legiuslativas.

O presidente do Senado e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) completam a ordem de sucessão prevista na Constituição.

Prefeitos

Alguns parlamentares chegaram a sugerir que prefeitos e vice-prefeitos também tivessem a data de posse modificada. Entretanto, por acordo entre líderes, ficou definido que essa alteração será analisada na próxima terça-feira (16), juntamente com a fidelidade partidária e a cota para mulheres.

Sair da versão mobile