Google e Salesforce podem comprar Twitter ainda em 2016

Foto: Reprodução

Fontes não identiicadas disseram à emissora estadunidense de televisão CNBC que o Twitter pode ser vendido ainda este ano. Segundo a emissora, o Google, a Salesforce e outras gigantes da tecnologia estão negociando propostas para comprar a empresa.

A emissora ainda afirma que o conselho de diretores do Twitter é favorável a uma venda no futuro próximo. Embora ainda não haja garantia de que um acordo será fechado, uma fonte afirmou à rede de TV que o assunto vem ganhando tração, e pode ser encerrando ainda em 2016. O interesse maior das empresas seria nos dados gerados pelos usuários do Twitter, mais do que na sua posição como empresa de mídia.

De acordo com o Engadget, as ações da rede social subiram mais de 20% desde o anúncio do interesse das gigantes da tecnologia na rede social, e continuavam a subir. O gráfico abaixo, que mostra o valor das ações da empresa em dólares nos últimos cinco dias, corrobora esse dado:

Reprodução

O aumento expressivo das ações faz sentido: recentemente, a empresa vem enfrentando uma série de dificuldades, como um processo por ter supostamente ‘falseado’ sua situação financeira e a demissão de funcionários em seu centro de desenvolvimentoem Bangalore. Nessa conjuntura, rumores sobre a venda como uma possível saída para a empresa começaram a surgir.

Possibilidades

A compra do Twitter pelo Google faz sentido: a empresa sempre tentou, sem grande sucesso, ter uma rede social expressiva. Além de investir até hoje no Google Plus, a empresa também está dando ao Youtube uma direção mais próxima à de uma rede social. Sob essa perspectiva, comprar o Twitter poderia fazer sentido para a empresa.

Por outro lado, a Salesforce é uma empresa mais voltada para outros negócios. Para ela, a compra do Twitter poderia representar a aquisição de uma plataforma por meio da qual empresas e clientes poderiam estar constantemente em contato. Além disso, os dados gerados pelos usuários do Twitter poderiam virar um produto na mão da Salesforce, já que eles oferecem visões estratégicas sobre as impressões dos usuarios sobre determinados produtos e marcaso.

Vale notar, no entanto, que nenhuma das empresas envolvidas (Twitter, Google e Salesforce) comentou sobre a possibilidade. Ainda segundo a CNBC, caso um acordo se concretize, ele ainda deve levar alguns meses para amadurecer.

PUBLICIDADE