19 de abril de 2024

Trump: “Se México não vai pagar muro, presidente deveria cancelar visita aos EUA”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (26) que o presidente mexicano Enrique Peña Nieto deve cancelar sua visita a Washington, prevista para terça-feira (30), se o México se recusar a pagar pelo muro que ele quer construir longo da fronteira entre os dois países.

“Os EUA têm um déficit de US$ 60 bilhões com o México. Tem sido um acordo de apenas uma lado desde o início do Nafta, com números massivos de empregos e empresas perdidas. Se o México não quer pagar pelo tão necessário muro, seria melhor cancelar o encontro”, escreveu Trump no Twitter.

Se a visita de Peña Nieto a Washington for mantida, ele será um dos primeiros líderes mundiais a se encontrar com o novo presidente americano.

Na quarta-feira (25), após Trump assinar um decreto para a construção de um muro na fronteira entre os dois países, ele disse que lamenta e reprova a decisão. “O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro”, declarou, em vídeo publicado no Twitter.

Em resposta ao decreto de Trump, Peña Nieto ordenou que os 50 consulados mexicanos nos EUA reforcem suas medidas de proteção e “se convertam em autênticas defensorias dos direitos dos imigrantes”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost