Sarau Chatô apresenta o Acre em evento multicultural em Brasília

O Acre será homenageado junto ao Peru, na 23a edição do Sarau Chatô, nesta terça-feira, 25, na Hípica Hall, em Brasília. Promovida pela Fundação Assis Chateaubriand e com o patrocínio da Petrobras, a festa multicultural receberá música, dança, poesia, artesanato e gastronomia.

Foto: Rose Farias/SECOM

As apresentações musicais contarão com a participação dos artistas Alberan Moraes, Keilah Diniz e Beto Brasiliense. O trio mostrará um repertório regional e pop balada, acompanhado pelos músicos acreanos James Fernandes (violão e guitarra), Nilton Bararu (acordeom) e João Gabriel (percussão).

Durante ensaio realizado no domingo, 23, em Brasília, o grupo mostrou afinação com o repertório. Beto, que residiu no Acre, hoje na capital do país apresentará a sonoridade do projeto Flora Sonora, criado na década de 70. O artista cantará 1877, canção que nasceu no bairro da Capoeira, na capital acreana. “É uma rememoração da grande seca de 1877, mazela que provocou uma enorme onda de imigração nordestina para a região amazônica, incluindo o Acre”, conta.

Já Alberan, natural de Cruzeiro do Sul, mostrará canções inspiradas na cultura regional: “São minhas raízes e refletem a natureza e a identidade amazônica”.

A musicista Keilah Diniz também viveu um logo período no Acre. Na década de 70 participou ativamente do movimento artístico com um trabalho envolvendo música, poesia e teatro. Sua relação com o estado continua até hoje. Keilah apresenta um repertório de composições que cantam a Amazônia.

Poesia e contação de histórias

A poesia de Francis Mary, a “Bruxinha”, e a performance da atriz e contadora de histórias Karla Martins engrossam a programação. “Minha obra é inspirada no imaginário dos povos da floresta, nos mitos e histórias contadas pelos meus avós”, comenta Francis.

Artesanato

Uma mostra com produtos em marchetaria, fibras, palhas, cipós, sementes, látex, fios de algodão cru e miçangas integram a mostra de artesanato.

Gastronomia e fotografia

A cozinha acreana, marcada pela influência indígena, portuguesa, libanesa, nordestina e boliviana estará sendo mostrada com pratos como rabada no tucupi, pirarucu à casaca, risoto de pato, charutinho libanês e outros. As receitas, preparadas pela chef Mara Alcamim a partir de uma imersão gastronômica no estado, levam assinatura de chefs locais e poderão ser degustadas pelo público.

Na fotografia, uma mostra com 16 imagens no tamanho A3 de vários fotógrafos narram a diversidade cultural do estado.

A programação cultural tem o apoio do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, Secretaria de Turismo e gabinete da primeira-dama.

Serviço – 23º Sarau Chatô

Data: 25 de abril
Horário: 19h
Local: Hípica Hall – Setor Hípico Sul, Área Especial, lote 8 (ao lado da Sociedade Hípica de Brasília – próximo ao Zoológico de Brasília)
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações: www.facbrasil.org.br

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost