Caiu no golpe que promete Netflix grátis no WhatsApp? Veja o que fazer

Um golpe no WhatsApp está usando uma falsa promoção da Netflix para atrair usuários do mensageiro. O link malicioso sugere um plano de um ano de assinatura grátis no aplicativo de streaming de vídeos e leva os internautas a contratarem, sem saber, um serviço de SMS pago.

Segundo a empresa de segurança digital PSafe, desde o começo de maio, pelo menos 5 mil usuários de seu antivírus caíram na fraude. O número deve ser ainda maior se considerarmos as pessoas afetadas que utilizam apps de proteção de outras fabricantes. Quem foi atingido pela oferta fictícia deve alertar a operadora de telefonia, além de garantir um bom antivírus.

Caso tenha caído no golpe da falsa promoção ligue na sua operadora e lembre-se de instalar um antivírus (Foto: Divulgação/Avira)

Ao clicar no link da falsa promoção da Netflix, o usuário do WhatsApp é levado a se cadastrar no serviço de SMS do hacker, o que, além de gerar uma brecha para acesso a informações pessoais e golpes de phishing, pode criar prejuízos financeiros. Caso você tenha sido atraído pelo golpe é importante, antes de tudo, entrar em contato com a operadora de telefonia para cancelar o registro do pacote de mensagens e evitar cobranças por algo que não vai receber.

Outra forma de se proteger é instalando um antivírus no Android ou no iPhone (iOS). Para os dois sistemas operacionais há diversas opções de softwares gratuitos, como o PSafe Total, o Avast e o Avira, que exibem alertas anti-phishing e localizam ameaças em sites e aplicativos. Mesmo que já tenha se cadastrado e oferecido seus dados pessoais à falsa promoção, um app de segurança no celular é essencial para evitar futuros links maliciosos.

De acordo com a PSafe, o golpe que prometia assinatura de um ano grátis na Netflix já está sendo atualizado para uma promoção, também falsa, da Natura, fabricante de cosméticos. Portanto, a atenção com mensagens suspeitas no WhatsApp deve ser mantida, lembrando sempre de nunca fornecer senhas a sites desconhecidos. Caso desconfie de uma oferta, vale também pesquisar nas páginas oficiais da empresa envolvida para conferir se a história é verdadeira.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Caiu no golpe que promete Netflix grátis no WhatsApp? Veja o que fazer