18 de abril de 2024

Golpe que promete mudar a cor do WhatsApp Web usa site com URL falsa

Um golpe envolvendo uma versão falsa do site WhatsApp.com está induzindo usuários a instalar adwares (gerador de anúncios indesejados) no computador. Descoberto na última semana, o ataque utiliza uma URL falsa com a promessa de mudar a cor de fundo do WhatsApp Web.

O domínio utilizado (шһатѕарр.com) pode passar despercebido até mesmo por usuários mais experientes. O ‘w’ na verdade é do alfabeto cirílico, utilizado em línguas eslavas como o Russo. Ou seja, os caracteres simulam as letras que formam a palavra WhatsApp. O link malicioso leva o usuário para uma página que oferece o download de uma extensão do Google Chrome.

URL falsa leva a página de download para extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) (Foto: Gabriel Ribeiro)

Ao acessar o link, o usuário é redirecionado para um site que promove a extensão Black Whats. Como uma espécie de verificação e também uma forma de espalhar o golpe, alguns usuários são convidados a enviar o site para os amigos. Ao compartilhar, os contatos receberão a mensagem “eu amo a novas cores do WhatsApp” — a versão em português aparenta não ter essa opção.

Outro ponto que abre espaço para dúvidas é a quantidade de downloads. Com mais de 16 mil instalações, 55 reviews e quatro estrelas, a extensão pode passar como verdadeira. Após o Google tomar conhecimento, o complemento aparentemente foi removido da Chrome Web Store.

Via TNW

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost