Noticiado anteriormente pela equipe da ContilNet, o abandono das obras do Hospital do Câncer (Unacon) foi a pauta da deputada Eliane Sinhasique nesta terça-feira (29). Durante seu momento de fala na sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a parlamentar criticou a atuação do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) dentro das obras.
“Visitei as obras do Hospital do Câncer, e fiz um ofício requerendo algumas informações. Fui chamada pela Sesacre para ter explicações sobre a obra, e fique estarrecida com o que me foi repassado. Os documentos necessários para a obra ser realizada ficam emperrados dentro do Imac. É o governo contra o próprio governo!”, disse Sinhasique.
De acordo com Eliane, existe dificuldade de entendimento entre os técnicos do órgão, que estariam “interpretando as leis de acordo com o próprio entendimento”, sem chegar a um consenso que auxilie o avanço da obra pública.
“Cada um que trabalha lá dentro de um entendimento diferente – e não chegam a um acordo! É cada coisa que não dá pra entender. Licença ambiental, licença de funcionamento… É uma burocracia que engessa toda a estrutura. Dentro do instituto, cada um interpreta a lei de maneira diferente, e isso só prejudica o governo e a iniciativa privada. E pra fazer a construção de um hospital dessa envergadura, o Imac também tem atrapalhado, e por isso o convênio de repasses com a Caixa está emperrado”, destacou.
“Enquanto não houver um comando que saiba priorizar e harmonizar os órgãos, a população perecerá com essas situações”, finalizou Sinhasique.