Sem material para coleta, unidades de saúde da Capital não marcam exames preventivos há duas semanas

Em depoimento exclusivo à reportagem da ContilNet, pacientes fazem uma grave denúncia em relação a saúde pública em Rio Branco. Segundo relatos, várias unidades de atendimento estão sem material para a coleta do Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU), ou exame preventivo, como é mais conhecido.

Paciente diz que procurou Centro de Saúde da Vila Ivonete e foi informada que não há material para realização do exame/Foto: reprodução

De acordo com Maria de Fátima, que buscou a unidade de saúde do Vila Ivonete, localizado no conjunto Procon de Rio Branco, o órgão não dispõe do material de coleta para o exame, que é simples, feito por enfermeios. “Fui até a unidade de saúde do Vila Ivonete atrás de marcar o exame preventivo, ao chegar no local, me disseram que está sem material para a coleta e por isso não estão marcando, já procurei outras duas unidades que me informaram a mesma coisa”, relata Maria.

A reportagem também ouviu uma funcionária de uma da unidade de saúde do município que não quis se identificar, por medo de represálias. Ela disse que o atendimento está suspenso há mais de duas semanas.” A Secon nos informou que está sem o material de coleta do exame por tempo indeterminado”, declara a funcionária.

A nossa equipe tentou entrar em contato com a Secretária Municipal de Saúde por meio do número 3213-2516, e a ligação naõ foi atendida.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost