Acisa reúne diversos segmentos para apoiar a reestruturação do turismo no Acre

Com a finalidade de resgatar o turismo no estado, na última quinta-feira (24), a diretoria da Associação Comercial do Acre – Acisa reuniu empresários dos segmentos da rede hoteleira, restaurantes, operadoras de turismo, organizadoras de eventos e agências de viagens para apresentação do ‘Acre Convention & Visitors Bureau’, projeto que vem com a proposta planejar, fomentar atividades para reestruturação do Acre no tocante turismo.

Após as boas vindas, a presidente interina da Acisa, empresária Síglia Abrahão, convidou o jornalista Vinícius Dônola, no estado pela sétima vez, para fazer um depoimento sobre o Acre. O correspondente internacional de TV já passou férias no Seringal Cachoeira, e evidenciou as potencialidades do ecoturismo, em especial, as experiências autenticas do etnoturismo dos povos indígenas.

Evento na Acisa/Foto: ascom

Na sequência, Cassiano Marques – proprietário da EME Amazônia, apresentou aos empresários a proposta do ‘Acre Convention & Visitors Bureau’, projeto que promove o desenvolvimento econômico e social da cidade ou estado em que representa, através do incentivo e fomento da indústria do turismo, atuando na captação de eventos e de aumento dos fluxos turísticos.

O empresário explicou que o projeto é instrumento de planejamento, promoção, apoio, captação, geração de eventos, incentivo ao turismo de entretenimento e lazer para destinos em formação e consagrados. “A reorganização do setor demonstra a necessidade de promovermos o nosso destino acreano perante as grandes empresas operadoras nacionais, imprensa especializada e principalmente junto ao consumidor final, nos âmbitos regional, nacional e internacional. Nossa ideia é aumentar o fluxo turístico no Acre durante todo o ano”, explicou.

Síglia Abrahão disse que a entidade vê grande potencial no turismo, peça fundamental no auxílio do desenvolvimento do estado. “A reunião do trade tem a missão de unir e somar forças para planejar e desenvolver o turismo aqui no Acre. Isso é importante para atrairmos pessoas de fora, para que assim possam consumir nossos produtos e serviços. Hoje, uma das maiores divisas no mundo para os países e cidades desenvolvidas é o turismo que proporciona”, declarou.

No Brasil, mais de 120 cidades possuem o ‘Convention & Visitors Bureau’, articulados nacionalmente pela Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau. Com esta prática, fomentado o turismo dentro do estado, o mercado hoteleiro expande, assim como bares, restaurantes, comércio, e de forma indireta, este dinheiro vai circular e refletir na saúde, educação e na melhoria de estradas.

Como encaminhamento, o grupo de empresários presente decidiu pela restruturação do ‘Acre Convention & Visitors Bureau’, elegendo um comissão executiva provisória, tendo como representantes no segmento hotelaria, Simão Neto (Nobile Suites Gran Lunmi) e Diogo Lemos (Holiday Inn Express Rio Branco); no segmento agências de viagens, Rizomar Araújo (Rizzo Viagens) e Istanrley Rocha (Moa Viagem e Turismo); no segmento bares e restaurantes, Natan Dantas (Alecrim) e Izanelda Magalhães (Jannus Bistrô); no segmento Eventos e Operadora, Cassiano Marques (EME Amazônia) e Alex Cruz (Kampô Promoções e Eventos); no segmento entidades representativas, Síglia Abrahão (ACISA e AFA Bistrô) e Francisco Pereira Frota (ACISA e Hotel Villa Rio Branco); representando os fundadores José Raimundo Morais (Morais Tur).

Como ações estratégicas o ‘Acre Convention & Visitors Bureau’ apoiará a reativação e fortalecimento das entidades representativas ABIH (hoteis), ABAV (agências de viagens), ABRASEL (bares e restaurantes) e ABRAJET (jornalistas do turismo). Além disso, a comissão vai buscar estreitar laços com governo e prefeituras municipais para priorização do setor.

Dentre as ações a serem articuladas também estão a reestruturação e preservação de transportes rodoviários, buscando a implantação do transporte internacional e linha aérea com Peru; estabelecer agendas de promoção regional, nacional e internacional e agenda de captação de eventos com os mais diversos setores da sociedade acreana; fortalecimento e reestruturação de produtos turísticos locais; formatação de parcerias para projetos com entidades como Sebrae, Fecomercio, Senac, Acisa, entre outras.

Como decisão unânime da rede hoteleira presente na reunião, foi estabelecido que será instituída a cobrança da taxa voluntária de turismo junto aos hóspedes, como um dos mecanismos de arrecadação privada para financiamento dos projetos.

Sobre o Acre Acre Convention & Visitors Bureau’

Criado em 28 de março de 2007, o ‘Acre Convention & Visitors Bureau’ é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do destino que representa, através do incentivo e fomento da indústria do turismo, atuando na captação de eventos e de aumento dos fluxos turísticos para o estado do Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Acisa reúne diversos segmentos para apoiar a reestruturação do turismo no Acre