25 de abril de 2024

Com chapa única, Nicolau Junior deve ser eleito presidente da Assembleia Legislativa do Acre

Os deputados estaduais eleitos nas últimas eleições, chegaram a um consenso em relação ao nome de Nicolau Junior (Progressistas) para ser o novo presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), pelos próximos dois anos. A informação foi confirmada por interlocutores tanto de oposição quanto da base de apoio do governo.

O governador Gladson Cameli, desde o início da disputa se manteve neutro e deixou os parlamentares decidirem os nomes que ocuparão os cargos na casa. De acordo com um parlamentar eleito, que pediu para se manter em sigilo, “Nicolau conhece o parlamento e terá facilidade nas discussões de matérias do interesse do governo”, explicou.

Nicolau Junior/Foto: reprodução

PRIMEIRA SECRETARIA

O grande entrave está na escolha do 1° secretário da casa, uma vez que após várias reuniões entre os deputados, ficou decidido entre eles, que a vaga deve ser assumida por Luiz Gonzaga que pertence ao partido aliado ao do vice-governador, Major Rocha.

O problema está no MDB, existe a possibilidade de haver uma reviravolta no jogo, isso porque o partido alega que o cargo foi prometido por Cameli, porém, o governo nega. No entanto, se depender da maioria, a 1° secretaria, que é o segundo cargo mais importante da mesa diretora, ficará com tucanos.

Caso o partido aceite a decisão dos parlamentares em relação a Gonzaga, a 2ª  secretária deve ser ocupada pela deputada estadual eleita Antônia Sales (MDB), a vice-presidência da Aleac deve ficar com a Frente Popular.

Os demais cargos disponíveis devem ser distribuídos entre os partidos de oposição e situação, o que se sabe é que a Frente Popular do Acre, ocupará cargos importantes na mesa. Informações extraoficiais dão conta, de que quatro vagas ficarão com o governo, as demais com o bloco e oposição, havendo assim, uma mesa plural, com vários partidos contemplados.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost