20 de abril de 2024

Corpo de Bombeiros busca parceria com a Marinha para atuar como órgão fiscalizador naval em Rio Branco

O Corpo de Bombeiros, aproveitou a visita, na terça feira (15), de uma equipe da Marinha do município de Boca do Acre (AM) que é responsável pelas fiscalizações nos rios do estado para buscar fechar parcerias. O objetivo é levantar possibilidades mediante convênios, para que o Corpo de Bombeiros passe a ser o órgão fiscalizador naval em Rio Branco até que seja implantada uma Agência Fluvial da Marinha, em definitivo, na capital.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Velasquez, o debate surgiu da necessidade de fiscalização nos rios considerando o número de acidentes que vem ocorrendo, em sua maioria pela falta de fiscalização das embarcações e dos agentes condutores. Só nos últimos dois anos, foram registradas diversas ocorrências envolvendo o uso dessas embarcações que terminaram em acidentes com vítimas fatais. Duas delas aconteceram em Rio Branco nesse mesmo período em que o Rio Acre está cheio e é usado para diversão dos banhistas.

Bombeiros quer fiscalizar/Foto: reprodução

“Atualmente as inspeções são periódicas de acordo com o calendário da Marinha. E já que não temos uma base fixa e o bombeiro não possui poder discriminatório sobre este tipo de fiscalização que por lei é dever da Marinha, buscamos hoje firmar essa parceria para que nossa instituição possa fazer esse serviço de inspeção naval, fazendo acompanhamento, notificações e intervenções deixando os inquéritos a cargo da Marinha uma vez que estes são procedimentos que só eles podem instaurar em casos de acidentes como o que aconteceu no último fim de semana”, disse Velasquez.

Há a possibilidade, segundo o comandante, de implantação de uma agencia fluvial funcionando como uma base fixa da Marinha em Rio Branco que será pensada futuramente devido a necessidade de um local adequado para instalação. Para Velazques, até que seja consolidado a implantação dessa base a parceria da Marinha com o Corpo de Bombeiros já ajudaria a salvar vidas.

“Essa parceria é algo que vamos buscar imediatamente pois nesse período temos a questão da cheia do Rio Acre e ocorre a possibilidade do uso dos equipamentos aquáticos. Com essa fiscalização ficando a cargo do Bombeiros poderemos auxiliar na proteção das vidas dessas pessoas que utilizam esses equipamentos, seja para transporte ou simples diversão”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost