19 de abril de 2024

Mais de 15 mil pessoas são esperadas na procissão de São Sebastião em Xapuri; confira a programação

O 20 de janeiro, quando se celebra o dia de São Sebastião, é tradicionalmente uma data de festa para os moradores do município de Xapuri. O glorioso mártir da Igreja Católica é honrado por milhares de pessoas na cidade, que realizam novenas, quermesses e missas em homenagem ao santo.

A famigerada procissão, que reúne mais de 10 mil pessoas anualmente, está marcada para o próximo domingo (20). Os organizados esperam um público de aproximadamente 15 mil pessoas.

Paróquia São Sebastião/Foto: Nader Sarkis

A programação iniciou no último dia 11 com uma carreata pelas ruas de Xapuri, com mais de 100 carros.

De acordo com Nader Sarkis, que compõe a equipe de organização, centenas de turistas já estão no local se preparando para o evento e os marqueteiros já estão com tendas montadas próximo à paróquia.

“A festa é sempre muito esperada e movimenta de forma satisfatória nosso município, que recebe milhares de pessoas, desde turistas até comerciantes. É um evento do povo religioso, de Xapuri e do estado”, explicou.

Além dos rituais litúrgicos, os participantes também assistem as apresentações teatrais e musicais, que fazem parte do roteiro.

A procissão reúne, anualmente, mais de 15 mil pessoas/Foto: Reprodução

PROGRAMAÇÃO

As novenas, que acontecem desde o dia 11, seguem até o dia 19. No sábado (19), os fieis participarão do lançamento do livro que trata da história de Evelyn, que morreu vítima de um câncer em Rio Branco. A jovem de 22 anos era filha do xapuriense Emir Mendonça. À noite, o bingão com mais de 40 bezerras (10 em cada rodada), deve animar os populares.

No domingo (20), antes da procissão, a banda da Polícia Militar (PM) fará uma exibição de melodias tradicionais, além do Musical de São Francisco, em tributo ao padroeiro.

Marechal Thaumaturgo

O novenário em homenagem a São Sebastião também é celebrado, anualmente, no município de Marechal Thaumaturgo. São mais de 70 anos de tradição da festa religiosa realizada pela Igreja Católica no período de 11 a 20 de janeiro.

O evento religioso reúne milhares de pessoas entre elas devotos de São Sebastião, peregrinos e simpatizantes e é um atrativo para comerciantes de outros municípios, que se deslocam de suas cidades para montarem comércios e aquecerem suas vendas.

Este ano, a prefeitura de Marechal Thaumaturgo realiza atividades como saúde itinerante e campeonatos esportivos como atrativos para levar o público à cidade. O novenário movimenta toda a região do Juruá e demais localidades ampliando a demanda de serviços na região.

 Na programação do último dia de novenário, 20, também consta a tradicional procissão.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost