20 de abril de 2024

Marina Silva visita Brumadinho e defende rigidez para licenciamentos

A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede) visitou neste domingo (27) a região devastada pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Em entrevista no local, a ex-ministra criticou projetos que pretendam flexibilizar legislações ambientais, como os defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Essa tragédia comprova que é hora de regras mais duras para licenciamento ambiental, e não de flexibilizar. O licenciamento não pode ser sob encomenda”, afirmou.

Ela também citou sua passagem pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando era criticada por ser rígida na concessão de licenças.

Marina Silva e o senador Randolfe Rodrigues visitam áreas afetadas pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão em Brumadinho (MG)/Foto: Reprodução

“Recusei dar licença para Belo Monte quando fiz uma série de exigências em Santo Antônio e Jirau, mas depois que saí, foram todas flexibilizadas”, disse. “Órgãos ambientais não podem ser vistos como inimigos do desenvolvimento”.

Segundo a ministra, esse projeto foi anexado à tramitação do Código Penal, medida que vê como “protelatória” pelo senador Antonio Anastasia (PSDB), ex-governador de Minas Gerais.

“Se o projeto já tivesse sido aprovado, essa tragédia poderia não ter se repetido”, afirmou Randolfe.

O último boletim divulgado pelos bombeiros informa que 37 pessoas morreram no rompimento da barragem, que pertencia à mineradora Vale. Há 296 pessoas que são consideradas desaparecidas. As buscas estão suspensas neste momento porque há o risco de rompimento de outra barragem.

Outro lado

Após a publicação desta nota, o senador Antonio Anastasia procurou VEJA para se manifestar a respeito da fala da ex-ministra Marina Silva e do senador Randolfe Rodrigues. Segundo Anastasia, o projeto que torna hediondos os crimes ambientais foi anexado ao Código Penal não por iniciativa dele, mas sim pela Secretaria-Geral da Mesa do Senado.

“Portanto, não tive qualquer ato ou ingerência nesta decisão. Por outro lado, sabe bem o senador Randolfe que poderia ter pedido o desapensamento a qualquer tempo. Assim, não seria possível um ato protelatório da minha parte, já que o ato não foi meu”, escreveu o senador.

Leia na íntegra o posicionamento do senador Antonio Anastasia:

A senhora Marina Silva deu hoje, em Brumadinho, uma declaração que me envolve, sem o menor fundamento nos fatos. Disse ela que adotei medida protelatória quanto a um projeto de lei no Senado Federal. Uma pena que uma pessoa com uma trajetória tão respeitável cometa um equívoco desta natureza. O PLS 22, de 2016, de autoria do senador Randolfe Rodrigues foi anexado ao Projeto de Reforma do Código Penal por ato da Secretaria Geral da Mesa do Senado antes mesmo da minha designação como relator do Código Penal. Portanto, não tive qualquer ato ou ingerência nesta decisão. Por outro lado, sabe bem o senador Randolfe que poderia ter pedido o desapensamento a qualquer tempo. Assim, seria impossível um ato protelatório de minha parte, já que o ato não foi meu… Aliás, os que me conhecem sabem bem de minha dedicação no trabalho legislativo, inclusive o Senador Randolfe.

Não vou atribuir esta afirmação a uma postura oportunista da senhora Marina, o que pareceria à primeira vista, mas sim considerá-la, tão somente, uma declaração precipitada e irresponsável.

Cordialmente,
Senador Antonio Anastasia

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost