24 de abril de 2024

Pais fazem ‘plantão’ e dormem em fila para garantir vaga em escolas estaduais, em Rio Branco

Pais formam fila em frente ao Centro de Referência de Inovações Educacionais (CRIE), central de matrículas para o ano letivo de 2019, no Centro de Rio Branco, para garantir aos filhos uma das vagas nas escolas da rede estadual de ensino.

Muita gente levou cadeiras e até colchão e dormiu no local/Foto: arquivo pessoal

Muita gente levou cadeiras e até colchão e dormiu no local para não correr risco de perder a vaga. Às 7h desta segunda-feira (28) centenas de pessoas preenchiam a fila que contornava a Avenida Getúlio Vargas, eram muitas as reclamações. As inscrições vão até 8 de fevereiro.

A fila é formada por pais que querem fazer transferência de alunos ou que desejam uma escola diferente da que foi destinada aos filhos. Segundo Valéria Santana, alguns pais iniciaram a jornada na noite de sábado (26). Esta é a primeira vez que ela teve de fazer “plantão” para buscar uma vaga para a filha, o objetivo é garantir a matrícula numa escola mais próxima de casa.

“Cheguei meia noite e o atendimento começou a meia hora. Minha senha é a 98. Tem gente que chegou no sábado, são os primeiros da fila. Eu dormi nas escadas por cima da minha mochila, mas teve muita gente que trouxe colchonete e outros tinham armado barracas”, diz.

Alguns pais acamparam no local por mais de 48 horas/Foto: arquivo pessoal

De acordo com ela, a maioria das pessoas estão aflitas pois, conforme disseram os servidores que estão no local fazendo a listagem, não existe mais vaga para a maior parte das escolas que os pais manifestaram interesse. A maioria busca essas vagas por uma questão de segurança pois algumas crianças foram enviadas para escolas que eles consideram ser em áreas perigosas.

“Tá todo mundo aqui sem saber como resolver ou como vai ficar. Ninguém tem culpa da situação de insegurança que o estado está vivendo e todo mundo quer uma educação de qualidade para os seus filhos. A gente quer saber se vão ser abertas novas salas nas escolas ou se alguma outra providencia vai ser tomada” declara.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Coordenação de Matrículas, informou que o atendimento na Central de Matrículas iniciado nesta segunda, visa atender a comunidade. A coordenadora de matrículas da SEE, professora Milla Oliveira, explica que esse momento é para os alunos novos. Segundo ela, em todo o Estado estão sendo disponibilizados em torno de 5 mil vagas.

Filas quilométricas se formaram/Foto: ContilNet

O horário de atendimento das matrículas é de 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta. A Central irá funcionar até o dia 8 de fevereiro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost