19 de abril de 2024

Prefeitura se antecipa e vai lançar Plano de Contingência 2019 na próxima terça-feira

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, apresenta na próxima terça-feira (15), na sede da AMAC, à sociedade e autoridades o Plano de Contingência 2019. O detalhamento final do Plano foi feito em reunião nesta sexta-feira, entre a prefeita, o coordenador da Defesa Civil Municipal Cel. Bm. George Santos e membros do gabinete Civil e Decom.

Reunião sobre Plano de Contingência (Fotos Fagner Delgado)

O Plano de Contingência é um instrumento de gestão estratégica da prefeitura de Rio Branco, para o caso de enchente do Rio Acre e estabelece os procedimentos operacionais de socorro e assistência, que vai desde a retirada e abrigamento das famílias atingidas. A determinação da prefeita é de que todos os órgãos, que executam o Plano, se antecipem, de forma a garantir que toda a estrutura para ajudar e retirar as famílias funcione de forma ágil.

Nesta sexta-feira, 11, as 6 horas da manhã, o nível do Rio Acre era de 9. 94 metros. De acordo com o Plano, quando o Rio Acre, alcançar 12 metros, a prefeitura de Rio Branco, inicia a construção dos abrigos no Parque de Exposição Wilde Viana, para onde as famílias deverão ser levadas, em caso de enchente. De acordo com o Cel. George até abril, há previsão de chuva no Acre, “por isso estamos atentos e o Plano poderá ser posto em prática a qualquer momento, caso haja necessidade”, cita o militar, explicando que na última quarta-feira, uma forte chuva caiu sobre quase todo o Acre, o que deve se tornar mais comum nos próximos meses.

Antes mesmo da construção dos abrigos, a prefeitura já começa a atuar no parque com   a limpeza do local. Além dos abrigos, estrutura de banheiros, lavanderia comunitária, de local para refeições, são construídas. No local passa a funcionar unidade de saúde da secretaria Municipal de Saúde, da Ação Social e de várias outras secretarias e órgão da prefeitura, que dão o suporte necessário para a ação de socorro e abrigamento das famílias.

Prefeitura se antecipa

Além do Rio Acre, a preocupação da prefeita Socorro Neri, também é com os igarapés e córregos da cidade e com a drenagem das águas pluviais (chuva). A prefeita Socorro Neri vem orientando a prevenção e em novembro do ano passado, lançou a Operação Inverno, que já retirou mais de 60 toneladas de lixo dos igarapés da cidade. As ações incluem limpeza e desobstrução da rede de drenagem de águas pluviais da cidade, limpeza dos principais igarapés que cortam a cidade, com ênfase para os igarapés Batista, Amaro, Judia e Almoço.

A operação envolve 60 pessoas da Semsur, Semeia, Seop, EMURB e RBTRANS, e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e do 4º BIS. O esforço da Prefeitura no sentido de minimizar os impactos das fortes chuvas.

A prefeitura executa com recursos próprios do executivo municipal, obras de drenagem na Avenida Getúlio Vargas próximo da antiga Lua Azul e no cruzamento com a João XIII. Outros dispositivos de drenagem também já foram e continuam sendo desobstruídos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost