19 de abril de 2024

Reforço: prefeita Socorro Neri dá posse a 22 novos Agentes de Endemias

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri deu posse nesta sexta-feira,11, a 22 Agentes de Endemias e uma enfermeira. Os novos servidores vão reforçar o time de combate ao mosquito transmissor da dengue, zyka e chikungunya.

A decisão de reforçar a equipe foi tomada pela Prefeita Socorro Neri ainda no ano passado, já visando a execução das ações de 2019 e 2020. A Prefeitura havia programado a convocação de 10 agentes e já convocou o total de 215.  A posse de mais 22 Agentes de Endemias reforçará o mutirão de combate à dengue, que a partir deste momento contará com 133 agentes nas ruas de Rio Branco.

22 novos agentes de endemias empossados/Foto: Fagner Delgado-ascom

Feliz pela contratação efetiva, Angélica Lucena disse estar pronta para o combate. “Estou feliz e pronta, preparada para ajudar no combate ao mosquito”

Angélica vai integrar um time que já vem trabalhando duro desde outubro passado, quando a prefeita Socorro Neri mobilizou equipes da Saúde, SEMSUR e EMURB para intensificar o combate ao Aedes aegypti. Até o momento, a ação mobilizou 150 homens da SEMSUR, alcançou mais de 58 bairros e recolheu mais de 10 toneladas de entulho.

Apesar de todo o esforço o Aedes continua se reproduzindo. De cada 100 casas, 8 tem a presença do vetor. Mais de 1000 casos confirmados, e índice de infestação é de 7.8, o que significa risco de surto. De cada 100 casas, 8 tem a presença do vetor. Mais de 1000 casos confirmados.

Posse dos Agentes de Controle de Endemias/Fotos Fagner Delgado

Durante o ato de posse dos novos servidores, Socorro Neri anunciou novas medidas de combate. A primeira medida será intensificar fortalecer o trabalho de casa em casa. Essa é uma ação que deve envolver agentes comunitários de saúde. A execução de um plano de mídia específico vai reforçar a comunicação da campanha na capital. As ações de limpeza também serão intensificadas.

“A presença do mosquito aumentou. Os casos notificados também. É preciso que a população participe, assuma sua parcela de responsabilidade, mantenha quintais limpos e caixas d’água tampadas.” Lembra a prefeita Socorro Neri.

“O vírus está circulando e a possibilidade de ter mais pessoas infectadas é grande. Não podemos esperar que algo pior aconteça. O momento é agora. Estamos numa guerra contra o mosquito da guerra, e precisamos estar juntos para vender essa guerra”, alertou o secretário de Saúde, Oteniel Almeida.

O secretário de Zeladoria da Cidade (SMZC) Kellyton Carvalho alerta que   “a parceria entre Prefeitura e comunidade é o mais importante nesse momento para   possamos fazer a limpeza dos quintais, recolher os resíduos para que a gente possa reduzir o índice de infestação do mosquito”, disse Kellyton ao falar da  importância de os moradores ficarem atentos a entrada das equipes nos bairros com a orientações para o fazer o recolhimento dos materiais, não deixando resíduos nas vias públicas e terrenos baldios.

Do ato de posse dos novos Agentes participaram o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Antônio Morais e os vereadores Rodrigo Forneck e José Carlos Lima, o Juruna. “Nós, da Câmara de Vereadores, reafirmamos o compromisso de estar junto à gestão municipal no combate à dengue em Rio Branco”, disse o presidente da Câmara, Antônio Morais.

Entre as lideranças comunitárias, estavam o presidente do bairro São Francisco, Cácio Casas, do Vitória, Cleiton Oliveira; Adalnira Nogueira, do Oscar Passos; Luci de Almeida, do Panorama; Frank Lopes do bairro Chico Mende; Manoel Marinho, do Mutambo e Zélia, do Eldorado. Para o presidente do bairro São Francisco, “É uma ação que vemos com bons olhos. Nosso bairro sempre foi bem assistido, a prefeitura sempre se fez presente, sendo grande parceria. No combate à dengue, Prefeitura faz o trabalho nas ruas, mas dentro de casa, a gente pode ajudar”, disse Cácio Casas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost