18 de abril de 2024

Deputados federais e senadores do Acre tomam posse nesta sexta; veja quem são

Nesta sexta-feira (1), os candidatos ao Senado e à Câmara Federal eleitos no último pleito, tomam posse em Brasília. Representando o Acre, temos oito deputados federais e dois novos senadores.

veja quem são eles:

SENADORES:

Sérgio Petecão (PSD)

Reprodução

Sérgio Petecão nasceu em 1960, na cidade de Rio Branco. Empresário, candidatou-se pela primeira vez a vereador, em 1984. Em 1990, filiou-se ao Partido da Mobilização Nacional (PMN). Em 1994, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1998 e 2002. Em 1998, presidiu a Assembleia Legislativa estadual, cargo para o qual foi reconduzido por três mandatos consecutivos (2000, 2002 e 2004).

Em 2006, Sérgio Petecão foi eleito o deputado federal com a segunda maior votação do estado do Acre. Nas eleições municipais de 2008, candidatou-se a prefeito de Rio Branco, mas não se elegeu. Em 2010, foi eleito senador pelo PMN, com a segunda maior votação no estado. No Senado foi membro titular das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; Direitos Humanos; Ciência e Tecnologia; e Infraestrutura.

Foi reeleito ao cargo de Senador do Acre pelo PSD, como mais votado do estado, com 30,71% dos votos. Sérgio Petecão tem como primeira suplente Maria das Vitórias (PSD), ex-deputada estadual entre 1978 e 1994, e a segunda é a engenheira civil Maria Alice, do MDB.

Márcio Bittar (MDB)

Márcio Bittar tem 55 anos, é agropecuarista e nasceu em Franca (SP). Iniciou a carreira política em 1981 como secretário-geral da Juventude do PMDB. Foi eleito deputado estadual em 1994 e deputado federal em 1998. No ano seguinte, ingressou no PPS. Em 2002, candidatou-se a uma vaga no Senado, mas terminou em terceiro lugar. Em 2004, disputou a prefeitura de Rio Branco, mas foi derrotado por Raimundo Angelim Vasconcelos (PT). Conquistou seu segundo mandato de deputado federal em 2010.

Bittar foi eleito ao cargo de Senador do Acre pelo MDB, com 23,28% de votos. Tem como suplentes o médico oftalmologista Eduardo Velloso (PR) e o advogado José Eugenio De Leao Braga, o Macapá (MDB).

Conheça os oito deputados acreanos que toma posse me Brasília, nesta sexta-feira (1):

Alan Rick

Alan Rick Miranda, de 42 anos, casado, pastor evangélico é jornalista e formado em administração de empresas, com habilitação em comércio exterior. Foi reeleito ao como deputado federal no último pleito com 22.263 votos.

Dra Vanda Milani (Solidariedade)

Vanda Denir Milani Nogueira tem 65 anos, casada, apesar de ser natural de São Paulo, tem o Acre como sua casa. Formada em direito e procuradora de Justiça no Ministério Público do Acre (MP-AC). Milane foi eleita com 22.219 votos.

Flaviano Melo (MDB)

Flaviano Melo/Foto: Reprodução

Flaviano Flávio Baptista de Melo tem 69 anos, formado em engenharia civilFlaviano tem a política como legado de vida. Iniciou sua carreirra em 1969, de lá para cá exerceu diversos cargos: foi prefeito de Rio Branco poor 2 mandatos, governador do Acre, senador e deputado federal, sendo reeleito com 18,723 votos.

Jéssica Sales (MDB)

Natural de Cruzeiro do Sul, Jéssica Rojas Sales, de 38 anos, é medicina de formação e sua veia política vem de berço: filha da deputada estadual Antônia Sales e de Wagner Sales, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul. Apesar da sua pouca idade, este é seu segundo mandato na câmara federal, Jéssica foi reeleita com 28.717 votos.

Jesus Sérgio

Jesus Sérgio de Menezes é casado e tem 45 anos. É professor de ensino médio e foi deputado estadual. No último pleito, foi eleito com 9.537 votos para deputado federal .

Mara Rocha

Cylmara Fernandes da Rocha Gripp, a Mara Rocha, 45 anos, casada, é formada em Comunicação Social/ Jornalismo. Conhecida como apresentadora de TV, função que exerceu por muitos anos, é empresária, irmã do vice-governador do Acre, Major Rocha. Mara foi a deputada federal mais votada do estado, conquistando 40.047 votos dos acreanos.

Pastor Manuel Marcos

Manuel Marcos Carvalho de Mesquita, é cearense e tem 46 anos. Casado, foi vereador de Rio Branco por dois mandatos e eleito deputado federal com 7.489.

Perpétua Almeida

Maria Perpétua de Almeida, tem 54 anos, casada, mãe de 2 filhos. Pérpetua é professora e bancária, filiada ao PCdoB há mais de 30 anos. Tem tragetória longa na política: foi vereadora de Rio Branco, deputada federal por dois mandatos (2002-2010) e agora, e eleita mais uma vez como deputada federal com 18.374 votos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost