19 de abril de 2024

Ecoteca do Horto: uma fábrica de sonhos e amor ao meio ambiente

Um espaço de sonhos com um mundo melhor, onde as pessoas respeitem a natureza e vivam em paz com o meio-ambiente. Esse lugar existe e chama-se Ecoteca Boa Ventura, mantida no Horto Florestal pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria municipal de Meio Ambiente – SEMEIA.

Na Ecoteca são realizadas diariamente diversas atividades como palestras, visitas orientadas ao viveiro e outros locais do Horto Florestal, oficinas de reciclagem e oficinas de educação ambiental. A cada semana, temas como a floresta, a água, o uso do solo, são tratados com estudantes ou outro público que procure o espaço municipal.

Crianças participam de diversas atividades e oficinas/Fotos: Fagner Delgado

Os pais que fazem caminhada no Horto Florestal também podem deixar seus filhos na ECOTECA, enquanto desenvolvem atividades físicas.

Neiva Nara, responsável pela ECOTECA e também cantora, conta que a música está presente em grande parte das atividades no local, o que segundo ela envolve ainda mais as crianças nas atividades ambientais.

Laura Rocha, atualmente com 9 anos de idade, conta que desde os 5 anos frequenta o local “É muito legal, porque a gente aprende coisas muito importantes da natureza, sobre o meio ambiente, ao mesmo tempo em que a gente se diverte e brinca com os amigos”, afirma.

Amanda, de 9 anos, frequenta a Ecoteca desde os 4 anos de idade “Aqui eu aprendo muita coisa e ainda brinco com meus amiguinhos”, revela feliz.

Cibele Viana, de 12 anos, frequenta desde os 4 anos de idade. “Gosto bastante dos animais e de reciclar as coisas. Meus primos também vinham comigo e a gente voltava para casa feliz e contava o que havia aprendido”. Aqui aprendemos como respeitar a natureza”, enfatiza a garota.

Geovana, que tem 12 anos de idade, frequenta o local desde os 9 anos. “Gosto muito de interagir com o meio ambiente. O que aprendo pratico em casa. Aqui é como se fosse uma escola, onde a gente aprende sobre o meio ambiente e ensina às outras pessoas”, afirma.

Crianças da Ecoteca/Fotos: Fagner Delgado

A responsável pela Ecoteca explica que o local funciona de segunda-feira a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h. Crianças de qualquer idade podem participar das atividades oferecidas no local.

“No caso dos mais novinhos, os pais têm que acompanhá-los durante as atividades. A partir dos quatros anos de idade as crianças já podem ficar sem os pais para acompanhá-las, explica Neiva Nara.

“Nós somos uma equipe da Prefeitura, mantida pela SEMEIA, preparada para receber as crianças que nos procuram, além dos alunos da rede de ensino. Aqui, a gente tem muito amor para dar às nossas crianças, mostrando a elas a importância que têm para com a natureza e o meio ambiente”, enfatiza Neiva Nara.

Segundo Neiva Nara, a equipe da Ecoteca Boa Ventura está ensaiando com as crianças que frequentam o local para a realização de um baile infantil de Carnaval, durante a quadra carnavalesca deste ano. O Tema, como sempre acontece, é sobre o meio ambiente.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost